OPINIÃO

Uma máquina para Fotografia Original

Chama-se RESTRICTA e promete revolucionar a fotografia digital.

Fotógrafo que se preze gosta de ser diferente e captar momentos e locais diferentes. Nesse sentido, e para que nunca sejamos acusados de plágio, o designer alemão Phillip Schmitt desenvolveu um protótipo de uma máquina, no mínimo, curiosa. O objeto consiste na conjugação de um smartphone com GPS e ligação à internet, dentro de um corpo de máquina fotográfica impresso numa impressora 3D.

O sistema de funcionamento é simples, porém original. Dependendo do local em que o utilizador se encontrar, a câmara identifica a posição GPS e procura na internet o número de vezes que determinado objeto foi fotografado. Para além de dar indicação, no visor, do número de fotografias que foram já tiradas naquele local e partilhadas na internet, mostra uma cruz vermelha em cima da imagem como sinal de proibição. Uma característica engraçada é que o próprio botão de disparo recolhe consoante a originalidade (ou não) da fotografia, impedindo ou permitindo ao fotógrafo realizar o ato de fotografar.

É interessante que alguém se lembre de dar importância à originalidade sem proibir totalmente a recolha de imagens. Repare-se que, se mudarmos de posição para um conjunto de coordenadas GPS diferente, podemos fotografar o mesmo objeto, apenas sob uma outra perspectiva.

Pessoalmente era capaz de ser utilizador desta solução, por várias razões: originalidade, tecnologia e, acima de tudo, (não deixa de ser um projeto DIY considerando que o corpo da máquina é impresso “em casa”, numa qualquer impressora 3D). E vocês?

Aqui fica a página do projeto. Não deixem de consultar; vale a pena. LINK

Artigos que podem interessar

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia