GUIAS RÁPIDOS

UM SITE PARA FOTOGRAFIA: ESTRUTURA

webdevelopment

Ora boa Tarde… Prontos para mais um avanço no desenvolvimento do nosso site? Pois bem, hoje o conteúdo vai ser mais reduzido, mas não menos importante. Com a informação que vos passarei poderão brincar e criar configurações estruturais diferentes, dando origem a sites únicos e distantes do que se apresentará aqui como sendo a solução final. Lembro que este é um assunto que está diretamente relacionado com o gosto pessoal e a vontade de criar uma solução com uma estrutura à nossa medida e de acordo com o que consideramos ser mais agradável e vantajoso para o fim em questão.

O vosso site pretende ser informativo? Querem um site com alimentação regular, tipo blog? Terá área para criação de loja online? São algumas questões que começam a ter cada vez mais importância. Como vos referi anteriormente, há todo um conjunto de plugins que podem ser instalados e configurados, que dotarão o site de potencialidades especificas de acordo com o objetivo definido.

Iniciando a configuração da estrutura do nosso site, vamos considerar que terá 5 entradas de menu:

  • Início : retorna à página inicial do site
  • Apresentação : informação pessoal e de trabalhos que nos propomos a realizar (comerciais ou não)
  • Galeria : área reservada à apresentação de trabalhos realizados para comprovação da qualidade
  • Blog : espaço dedicado a entradas periódicas com novas fotos e/ou reportagens fotográficas
  • Contactos : área destinada ao envio de mensagens e apresentação de contactos

As entradas de menu podem ter duas origens: as páginas ou as categorias. Podem ainda assumir uma entrada direta, com um link específico (e que vai ser utilizado para a entrada “Início“), embora não seja muito usada.

Para iniciarmos a estrutura do nosso site vamos criar uma página para cada entrada de menu. Para isso vamos ao Painel de Controle, a Páginas e escolhemos Nova Página.

 

new-page

Criação de nova página

 

Preenchemos a página com o conteúdo que desejarmos – neste caso gerei conteúdo aleatório só para apresentar resultados que, mais tarde, será substituído pelo conteúdo real.

 

new-page-content

Criação de conteúdo para nova página

 

Por último, e para que a página passe a figurar como disponível, apenas temos de clicar na opção “Publicar“.

O processo deverá repetir-se por todas as outras páginas à exceção da “Início” que, como referi, não é uma página mas sim um link externo para o próprio site, e a página de Contactos. Nesta página o conteúdo é quase que automático. Se por um lado estivemos a criar páginas “normais”, existe um tipo de página especificamente configurado para página de contactos. A estrutura do site começa a delinear-se e a ganhar forma.

Curiosamente, e contrariamente ao que é habitual, o tema que ativamos para o nosso site não tem o modelo de página de contactos. Assim, vamos instalar um plugin que nos permite criar uma página especificamente para o contacto com os clientes/visitantes do site.

No menu lateral do Painel de Controle escolhemos a opção Plugins e Adicionar Novo.

 

new-plugin

Instalar novo plugin

 

Como não conheço nenhum plugin ideal para o tipo de solução que pretendo, escrevi na caixa de pesquisa (ver na parte superior direita do ecrã) as palavras passe “contacts page“. O resultado devolve um conjunto de opções que se enquadram no âmbito do desejado, e do qual escolho o plugin Big Contact Page, com mais de 8.000 instalações ativas.

 

BigContact-Contact-Page

Plugin BigContact Contact Page

 

Ao clicar no botão Instalar, que se encontra ao lado do título, dá-se início ao processo de instalação. Por último resta-nos ativar o plugin de modo a o podermos utilizar.

 

pulgin-activation

Ativação do plugin BigContact Contact Page

 

Passamos agora a ter uma nova opção no menu lateral. A opção Big Contact requer configuração inicial pelo que é o próximo passo a executar.

 

Captura de Tela 2016-02-16 às 15.32.10

 

A configuração da página de contacto (plugin) não vai ser abordada neste artigo. Considerando que a informação a disponibilizar é toda referente a endereços de email e a conteúdo de mensagens de resposta automática, o seu preenchimento é pessoal.

Para a criação da página de contactos que abandonamos em cima para instalar o plugin, temos de consultar o final do ecrã… Após a instalação do plugin Big Contact somos premiados com um conjunto de opções que podemos apresentar na página.

 

contact-pag-option

Opções disponíveis para construção da página de contactos

 

Selecionando as opções que pretendermos apresentar, construímos a página a disponibilizar.

Posto isto, temos todas as entradas de menu necessárias para começar a estruturar o site. Escolhemos a opção Apresentação, do menu lateral, e vamos a Menus.

 

menu-option

Criação de Menu

 

Por defeito o WordPress apresenta um menu com a informação existente. Por vezes não contempla toda a informação desejada pelo que é necessário adicionar uma ou outra entrada, bem como alterar entradas existentes ou até menos eliminar alguma que se considere inoportuna disponibilizar.

 

menu

Menu de Opções criado por defeito pelo WordPress

 

Do menu criado, por defeito, pelo WordPress vou alterar o nome da entrada Home para Início e remover a página Exemplo de Página. Toda e qualquer alteração a fazer nas entradas de menu deverão começar pela “setinha” que se apresenta do lado direito de cada linha…

Para que o menu seja apresentado no site, resta apenas selecionar a área em que o pretendemos mostrar e clicar em Guardar Menu.

 

menu-activation

Ativação do menu de opções

 

O nosso site já tem estrutura que permita perceber de que forma vai evoluir. Pese embora o facto de cada entrada de menu nos direccionar para as páginas criadas com conteúdo temporário, é possível ver o crescimento e alinhar diferenças, caso venha a ser necessário.

 

site-menu-op

Site com menu operacional

 

A apresentação ainda não está perto do que tinha idealizado. Para além do conteúdo em cada uma das páginas, é preciso alterar a apresentação da “página inicial” de modo a ficar mais agradável. Estou a considerar esconder a informação visível na coluna da direita, mantendo uma página inicial mais softclean para transmitir maior harmonia à mensagem. Na fotografia, tudo está relacionado com o aspeto visual. Muito provavelmente irei alterar a página de contactos, mas será também um trabalho a considerar de futuro.

No próximo artigo dir-vos-ei quais os plugins que considero úteis para melhor embelezar o site, bem como fazer dele mais amigável aos motores de busca e, por conseguinte, obter melhores resultados nas pesquisas do Google (e outros motores de busca). Para tal, considerarei plugins para controlar/gerir:

  • slideshow de imagens : para incorporar na página inicial
  • SEO (Search Engine Optimization) : melhorar a indexação em motores de busca
  • Akismet : proteger o site/blog contra spam
  • WordPress Editorial Calendar : para planeamento de publicações (blog)

Outros poderão surgir, mas estes certamente estarão presentes no próximo artigo. Preparem já um conjunto de fotografias para incorporar na Galeria e umas quantas, de temas diferentes, para criarmos uma série de artigos. É normal, antes de procedermos ao lançamento oficial do site, que ele tenha já algum conteúdo.

Até lá, pensem também no vosso texto de apresentação e de alguma outra opção (ou funcionalidade) que gostassem de ver disponível no vosso site.

 

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia