Blog OPINIÃO

Só fotografo em Manual … Somos todos mentirosos!

Gostamos de nos evidenciar. Gostamos de ser diferentes, ser melhores que os outros. Nada mais surpreende que dizermos que só fotografamos em Manual.

Manual é um dos modos disponíveis em qualquer DSLR. Não é o único, mas está sempre presente. Já alguma vez pensaram por que razão até as câmaras de 6.000€ têm outros modos para além do Manual?

Hummmm… provavelmente só para “encher”! Quem tem dinheiro para comprar uma câmara profissional, e está disposto a gastar tanto numa câmara como num carro, é porque sabe o que anda a fazer! Saber usar uma câmara não é difícil, mais difícil é ser verdadeiro perante os “pares”.

Quem julga (e acredita) que os profissionais só fotografam em Manual está redondamente enganado. Experimentem fotografar o vôo de um pássaro, um jogo de futebol. As diferenças de velocidade, os fundos que variam de tonalidade, todo um sem fim de condicionantes que perturbam a captura de uma fotografia perfeita. Até podemos conseguir um registo nítido, mas teremos de lidar com a sobre-exposição ou a sub-exposição. Até podemos conseguir uma fotografia perfeita, mas será “one in a million“.

Eu próprio, habituado a fotografar concertos e música ao vivo, questionei alguns colegas. Todos me referiram que fotografavam sempre em Modo Manual. Contudo, ao olhar pelo canto do olho, lá tinham o seletor em AV. (Se calhar tocaram com a câmara no casaco e aquilo “saltou”…)

Fotografar em Modo Manual permite o total controlo de todas as variáveis. Temos de ter perfeita consciência e controle do que estamos a fazer e, acima de tudo, tempo para mudar as configurações. Fotografar em M é importante. Permite-nos evoluir, compreender e, nalguns casos, inventar, experimentar coisas novas. Contudo, temos de usar os outros modos.

Temos a certeza de que haverão profissionais que fruto do seu trabalho e do registo fotográfico que adotam não têm a necessidade de usar outro modo, o que ainda assim é discutível. Mas desengane-se quem pensa que os top of the tops não usam outros modos fotográficos.

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia