GUIAS RÁPIDOS

Roupa (de e) para fotógrafos

Cada profissão exige que o seu executante se sinta confortável no desempenho das suas funções. O futebolista joga de calções e de chuteiras, já o basquetebolista troca as chuteiras por umas sapatilhas. As sapatilhas são diferentes quando falamos de um jogador de bowling…! Um executivo veste-se de maneira diferente de um carpinteiro ou de um pasteleiro. A roupa de trabalho pode dizer muito, não só do status que cada um tem perante a sociedade – nalguns casos – mas também no que respeita à agilidade e destreza necessária.

Não obstante do tipo de trabalho que vai executar, a roupa do fotógrafo deve ser cuidadosa e minuciosamente ponderada. Mesmo numa cerimónia mais formal, a mobilidade deve estar assegurada. Por outro lado, o facto de ter uma câmara fotográfica na mão é o suficiente para que não passe despercebido, pelo que a roupa deve contrariar esse fator, minimizando o grau de diferenciação perante os restantes.

 

wedding-photographer

Fotógrafa de casamento – roupa discreta, embora prática

 

Mas não vamos falar de cerimónias… Há trabalhos que requerem roupas adequadas às condições. Quando vamos fotografar provas náuticas devemos proteger-nos, e proteger o equipamento, da água salgada. Em provas de desporto motorizado devemos estar confortáveis para fazer panning, já para não falar naquelas objetivas Zoom que requerem um pequeno almoço reforçado.

 

motorsport-photographer

Fotógrafo de desporto motorizado. Uniforme informal, desportivo, primando a mobilidade e conforto.

 

Considerando a solução ideal de conseguir coordenar o prático com o adequado, há outras questões que passam a ser relevantes. Falei ontem, no artigo sobre os canais de youtube, de uma revista online chamada COOPH. Estes senhores lembraram-se de conjugar uma série de fatores que facilitam a inclusão da roupa como parte integrante da gama de acessórios utilizados para a fotografia.

Estranho? Sim, talvez pareça… mas se pensarmos bem, todos já utilizamos a manga de uma camisa ou a parte de baixo de uma t-shirt, para limpar uma objetiva. “Não, eu nunca fiz isso” dizem vocês…. pfffffff, pois! Está bem…. Adiante. Uma das peças que a COOPH propõe é uma camisa (várias, se considerarmos os padrões) cujo interior tem incorporado um pano próprio para limpar lentes. (Talvez a fotografia vos ajude a confirmar as suspeitas)

 

laid-back-shirt

LAID BACK – Modelo de camisa de fotógrafo para fotógrafo

 

Engenhoso, dizem vocês! Facto é que talvez já tenham pensado em que seria interessante haver algo do género, só não tiveram a destreza de criar a solução e disponibilizá-la ao mundo.

E um gorro que tem uma dupla função? Não serve apenas para nos aquecer e proteger do frio, mas estende a sua ação às nossas máquinas fotográficas?

 

 

Ou talvez uma simples t-shirt que disponibiliza um bolso na sua parte inferior, para guardar a tampa da objetiva:

 

lens-cap-shirt

T-shirt com pormenor par tampa das objetivas

 

São várias as soluções apresentadas, mas como não há “Bela sem Senão” o preço deixa cair por terra grande parte dos planos dos comuns mortais (pelo menos os portugueses, principalmente os amadores). Se considerarmos que a camisa acima apresentada tem um preço a rondar os 100€, tudo muda de figura. Obviamente que pagam a qualidade do material, mas também a originalidade, mas ainda assim…

Certamente que iremos contactar estes criativos e maravilhosos executantes que pensam, não só na formação, mas no conforto do fotógrafo. A ver vamos se aceitam enviar algum produto para review. Isto de ver online é muito bonito, mas na prática podemos ficar surpreendidos (pela positiva ou pela negativa…). Aguardemos as “cenas dos próximos capítulos”.

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia