Blog GUIAS RÁPIDOS

Pose? Não obrigado… Mas como evitar?

Fotografar é captar a essência do acontecimento. Fotografar é captar emoções. Por muito que seja prática comum ficar em pose para a fotografia, a naturalidade esconde-se atrás de uma posição forçada.

A pose que regularmente fazemos quando estamos a ser fotografados é um ato impensado. Temos a mania de nos “ajeitarmos” para ficarmos melhores, perdemos muitas vezes a nossa identidade.

Quem nos conhece sabe como nos comportamos, quais o movimentos naturais do nosso corpo. A forma como olhamos, o jeito que damos ao andar, tudo o que possa parecer fútil, é na realidade, parte da nossa identidade.

Por norma, quando fotografo algum evento, gosto de o fazer mais afastado dos sujeitos que estou a fotografar. Contudo, vezes há em que não há forma de me esconder e temos de estar frente a frente. Aí é que a coisa muda de figura.

Sempre que me pedem “tira-me uma fotografia“, colocam-se imediatamente em pose. A menos que esteja a fazer retrato, esse não é o meu registo. Assim, e para não colocar a outra pessoa numa posição constrangedora, tenho de arranjar forma de fazer com que ela perceba que não sou adepto da pose. Mas como?

Por norma não goto de ser muito direto. Ao fim ao cabo, quem estou a fotografar não costuma ser meu amigo, pelo que não tenho assim tanta confiança para o/a colocar numa posição incómoda. Então o que faço é … fotografar.

Faço a fotografia que me pedem, baixo a câmara e até mostro a fotografia caso pareça que pode criar alguma aproximação. Depois, com a pessoa já descontraída, volto a fotografá-la. Basta fazermos isto duas ou três vezes, para que percebam que não estamos muito à vontade com poses forçadas.

Normalmente tendo a escolher a segunda foto para o trabalho final, o que me leva a crer que estou no caminho certo… Não pretendo dizer que é o caminho certo, apenas que é o que mais se enquadra no tipo de fotografia que gosto de fazer.

Ler também

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia