GUIAS RÁPIDOS

Pára-sol: filosofia ou utilidade?


Tempo de Leitura: 1 minuto

por Ana Isabel Sampaio

Na verdade, pouco há para dizer sobre os pára-sois das lentes. São efectivamente úteis. O pára-sol ou lens hood é um acessório que encaixa na frente da lente e protege de fragmentos de luz desnecessários, quer seja luz natural ou artificial.

Há a dúvida sobre a sua utilidade. A nível técnico, eles ajudam a prevenir os flares e os glares. E o que são flares e glares? Os flares são aquelas formas mais ou menos geométricas, mais ou menos definidas que, por vezes, são confundidas com fenómenos paranormais, mas podem ficar descansados, são só aberrações cromáticas provocadas pelas interferências da luz. Os glares acontecem quando a foto fica menos contrastada.

Para além de “proteger” a foto, o pára-sol protege também a lente na eventualidade de uma queda ou embate, antes da objectiva, está o pára-sol.

O tipo de pará-sol varia consoante a objetiva. As teleobjectivas vêm, por defeito com um, bem como as objectivas mais dispendiosas (o que de si já nos diz da sua efectiva utilidade). Pode ser cilíndrico ou em flor. O seu tamanho também varia. É importante comprar um pára-sol adequado à objectiva, que não seja, nem muito grande para não interferir com a foto e enquadramento, nem muito pequeno que não cumpra a sua função. Nas embalagens estão descritas as compatibilidades. Existem várias marcas e os de chamada marca branca cumprem na perfeição a sua função. Ainda assim, por vezes, é um acessório que fica esquecido e, quando necessário, nos deixa desiludidos… pelo que, na seção de DIY deste projeto, irá ser apresentada uma solução económica, improvisada, que nos ajudará a ultrapassar esse nosso esquecimento.

Qual a vossa opinião sobre este acessório? Preferem o “em flor” ou ou cilíndrico?


Artigos que podem interessar

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia