Blog OPINIÃO

O que se passa com a barriga das grávidas?

A minha preocupação está voltada para a fotografia, mas confesso que dou por mim a pensar que algo não está bem. O que se passa com as grávidas e com a sua barriga?

As sessões fotográficas tendem a ser repetidas. De fotógrafo para fotógrafo, de grávida para grávida, são muitas as sessões que se parecem umas com as outras. Em particular com as sessões de gestantes, é normal vermos a mamã a segurar na barriga! Mas será que ela cai?

Parece brincadeira e todos sabemos que a interpretação pode rumar em sentidos opostos. Uns dizem que é para evidenciar a saliência, outros defendem que é um gesto de carinho (carícia). Ambos têm razão e o efeito revelado coincide com o desejado. Contudo, não estará na hora de redefinir o tradicional?

Sou pai. A minha mulher (e eu, claro) teve trigémeos. Imaginam o tamanho da barriga? Pois bem, eu garanto-vos, por experiência própria, que a barriga da grávida não cai ao chão. É a natureza e a mulher é um ser estupidamente forte, que tem a capacidade de aguentar o peso que carrega lá dentro.

Não digo que devemos abandonar por completo a ideia de colocar a mão na barriga da mãe. Ela própria acaricia, o pai, os filhos, … até os animais tiram fotografias com o focinho encostado à barriga da gestante. O que digo é que não nos devemos cingir ao tradicional.

Se nos queremos destacar da concorrência, se queremos ser um incentivo para os outros fotógrafos, há que inovar. Não sou apologista de que devamos minimizar a importância e o significado deste gesto. Digo sim, é que também podemos libertar a mãe e fazer um trabalho mais direcionado a ela do que meramente ao rebento que ela carrega e que é fruto de um relacionamento.

Nunca, jamais, em tempo algum devemos menosprezar a vontade da cliente. Devemos sim é pensar que se nos escolheram a nós é porque gostam do nosso estilo. É porque viram e gostaram, e também querem. Ousem ser diferentes, seja no pormenor que for, nem que seja (aparentemente) a contrariar o tradicional.

 

Ler também

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia