SMARTPHOTO

(O porquê da) Fotografia no smartphone

A menos que seja um daqueles que carrega o seu equipamento fotográfico para todo o lado, o mais certo é sentir falta de um qualquer dispositivo para registar “aquele momento”. São situações pontuais e passageiras, muitas delas raras ou de difícil repetição. A fotografia é feita de várias componentes e acredito que a oportunidade é uma das mais importantes…

Sabia que existe uma guerra aberta no que respeita à qualidade fotográfica dos dispositivos móveis? Mais do que as características técnica de processador, memória e capacidade de armazenamento, a qualidade fotográfica dos smartphones é uma característica que, cada vez mais, pesa na decisão final. Porquê? Simplesmente porque complementa um acessório cada vez mais indispensável no quotidiano da humanidade civilizada – o smartphone!

Porquê andar com mais um equipamento quando temos possibilidade de adquirir, a preços acessíveis, um smartphone com uma boa qualidade fotográfica? A oportunidade de partilharmos experiências online, no momento, com os nossos contactos das redes sociais, a “necessidade” que temos em mostrar onde estamos, com quem estamos e em que circunstâncias, elevam ao expoente máximo a utilização do smartphone.

… depois há as aplicações! Para cada sistema operativo (iOS, Android, WindowsPhone, Ubuntu) existem várias soluções – gratuitas e pagas – capazes de dar um ar profissional a cada fotografia. Um vasto leque de configurações e filtros que nos transporta para um mundo de criatividade móvel que não temos na fotografia (dita) tradicional. Considerando que ainda é um mundo a explorar e em processo evolutivo, a rapidez em que obtemos resultados satisfatórios faz que o consideremos como uma alternativa cada vez menos alternativa.

Por último, considerando que a evolução se consegue através da prática, encarando a fotografia móvel como um meio para atingir um fim, talvez consigamos chegar mais longe, mais depressa do que pensávamos. … mas já agora, porque andamos sempre tão obcecados com a qualidade de cada fotografia quando esta não se resume apenas à nitidez? Existem outras características tais como a composição, que valorizam uma imagem.

E vocês, são adeptos da fotografia móvel? Partilhem as vossas melhores (e já agora as piores também) fotos tiradas com o smartphone!

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia