DIY GUIAS RÁPIDOS INSPIRAÇÃO

Impressoras 3D: A fábrica de acessórios para fotografia

A tecnologia não pára de evoluir e surpreende-nos a cada mês que passa. O que outrora nos parecia impossível, é cada vez mais uma realidade difícil de ignorar. O caso das impressoras 3D é um exemplo real do que parecia um objeto elitista, mas que rapidamente se revelou num utensílio (pouco) prático que muitos têm em casa.

A par de um conjunto de aplicações realmente interessantes, a minha opinião é que continua a ser um periférico que não justifica o investimento. É certo que já se encontram impressoras 3D a preços convidativos e numa pesquisa pouco atenta pelo site DealExpress, podemos facilmente constatar a gama de preços que nos espera. Portugal também produz impressoras 3D, mas sem olhar para as características técnicas, prefereria escolher uma estrangeira. A BEEVERYCREATIVE ronda os 1.500€ na Worten. As marcas, os modelos e os produtos sobre os quais trabalham começam a encher as prateleiras numa luta desenfreada para ganhar um lugar em casa dos mais avantajados.

 

BEEVERYCREATIVE

Impressora 3D portuguesa – BEEVERYCREATIVE

 

Depois há o tipo de utilidade para os produtos impressos. Há os que são utilizados para salvar vidas (em que o preço da impressora é infinitamente insignificante para a utilidade que tem), para devolver capacidades de mobilidade a animais, para criação de artigos personalizados, miniaturas de bonecos a partir de fotografias, … Enfim; um sem fim de soluções, maioritariamente caras para as opções comercialmente existentes. Ainda assim, não deixa de ser interessante podermos produzir um conjunto de acessórios para as nossas DSLRs ou CSC (compact system cameras). Chegado ao ponto que mais nos interessa, facilmente me lembro de uma mão cheia de utilidades ou opções:

 

Pára-Sol

O Pára-Sol é um acessório para as objetivas que nem sempre consta do embrulho inicial. Há as mais evoluídas que já contemplam este bónus, mas há outras mais “normais” que obrigam a uma compra adicional. Lembro-me que tive de comprar um pára-sol para a minha 18-55mm que, mesmo sem ser uma objetiva premium, requeria uma utilização mais cuidada. Há, por outro lado, todo uma gama de câmaras fotográficas que não contemplam a utilização de Pára-Sol e as GoPro, Xiaomi Yi e outras câmaras de ação, ganham agora a possibilidade de eliminar flares e glares durante a gravação.

 

3d-lens-hood

Pára-Sol impresso em 3D

 

Adaptador Tilt-Shift

Já aqui falamos de fotografia tilt-shift. Uma das principais características é o preço exagerado das lentes. Com esta solução é possível faz um adaptador tilt-shift, numa impressora 3D, para podermos brincar, a um preço mais em conta, com um novo tipo de fotografia.

 

tilt-shift-adapter

Adaptador Tilt-Shift

 

Câmara Pinhole

Pinhole é outro tipo de fotografia muito utilizado antigamente. Já abordado este método de revivalismo, temos agora a oportunidade de ter uma câmara à medida da qualidade fotográfica que procuramos. Através de modelos 3D há já quem use as impressoras 3D para imprimir as suas próprias máquinas fotográficas pinhole.

 

3d-pinhole

Câmara Pinhole em 3D

 

Porta Cartões de Memória

Os mais arranjadinhos terão a necessidade de manter o seu equipamento bem acondicionado. Não obstante de ser uma boa prática, há situações em que a utilização de um objeto impresso em 3D passa ser desnecessária, mas … porque não ter um porta cartões de memória personalizado?

 

3d-printed-sdcard

Porta Cartões de Memória impresso em 3D

 

Tampas para Objetivas

Uma forma usual de arrumar as lentes é de “rabo para o ar”. No saco ou na mochila pode tornar-se complicado acertar na lente desejada à primeira tentativa. Ou estamos cientes e criamos um método organizado de as arrumar (sempre pela mesma ordem) ou então é mesmo um tiro no escuro. Com esta solução é fácil saber qual lente é qual… As tampas traseiras das objetivas são personalizadas com a distância focal para uma rápida identificação.

 

3d-lens-cap

Tampa personalizada

 

Suporte para Tampa Frontal

Quantas vezes vamos fotografar e começamos por não saber onde guardar a tampa frontal da objetiva. Há já, numa solução comercial, um suporte para as tampas frontais que se coloca no cinto/fita/strap e que tem o mesmo encaixe da lente, mantendo a tampa segura. Obviamente que “se há original, tem de haver contrafeito”. Neste caso a palavra “contrafeito” tem um significado diferente…

 

3d-front-cap-holder

Suporte para tampa frontal

 

Para não falar em outros objetos que podem tornar a nossa vida de fotógrafo bastante mais confortável, lembro-me dos adaptadores para acoplar a GoPro no hotshoe, sapatas para tripés, estabilizadores, …. São praticamente infindáveis as ideias para artilhar as nossas DSLRs ou CSCs; haja imaginação (e dinheiro para a impressora 3D)!

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia