DESAFIOS

PASSATEMPO: Ilusão de Ótica

Tempo de Leitura: 2 minutos

“O que os olhos não vêem, o coração não sente”. Este provérbio popular pode ter muitas interpretações… Dito desta forma faz-nos crer que o coração sente apenas o que os olhos vêem e, nesse sentido, podemos estar a induzi-lo em erro ao interpretar mal o que vemos.

A ilusão de ótica é algo fantástico quando bem conseguida. Por vezes é simplesmente captada no momento certo, outras recriada para dar o efeito mais real possível. De um modo ou de outro, quando transposta para a fotografia, esta adulteração da realidade transmite-nos sentimentos estranhamente agradáveis. Primando pela simplicidade, é a conjugação de fatores aleatórios que fazem com que apreciemos estas singelas obras de arte.

Se por um lado a maior parte das vezes em que é recreada é para uso pessoal, mostrando a criatividade do fotógrafo, por outros há quem a use como ferramenta lucrativa. Michael Paul Smith é um fotógrafo que usa modelos à escala 1:24 para recriar o estilo de vida do século XX. Num documentário chamado Elgin Park explica de como passou de carteiro para barman, de diretor de uma empresa a construtor de modelos (casas e carros).

A título de exemplo apresentam-se duas imagens retiradas do trabalho de Michael Paul Smith e que se integram num trabalho que será aqui, mais tarde, apresentado em profundidade.

elgin-9

Elgin Park (imagem recreada)

Elgin Park (cenário)

Elgin Park (cenário)

Num outro registo, menos rebuscado, fotógrafos um pouco por todo o mundo usam esta técnica, e outras semelhantes, para nos “enganar” e obrigar-nos a pensar de que por detrás daquela fotografia está uma produção quase hollyodesca. Eis alguns exemplos:

Vamos usar estes trabalhos como fonte de inspiração. Há milhares de outros exemplos espalhados pela internet que nos podem servir de inspiração para criarmos o nosso trabalho. Saiam da caixa e criem… Soltem a imaginação! Bom trabalho e, caso pretendam, partilhem o resultado na nossa página de Facebook

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia