GUIAS RÁPIDOS

Fotografia subaquática

As maravilhas do mundo subaquático não estão ao alcance de todos. Fotografar os “peixinhos” e a vida marinha é realmente uma experiência para uma minoria; requer conhecimentos avançados de fotografia (a luz debaixo de água é diferente da que existe “cá fora”, com incidência sobre os azuis), um curso de mergulho, para não falar do custo dos equipamentos estanques para proteção das máquinas e das lentes. Poucas soluções existem para os menos profissionais que, ainda assim têm a possibilidade de brincar com este habitat.

Mesmo numa perspectiva de DIY (Do It Yourself, ou “Faz Tu Mesmo”, em português) esta tarefa requer já algum equipamento extra tal como um comando para a máquina e objectiva(s) grande angular para melhor captar o ambiente. Use uma caixa que impeça a entrada de água, tal como um aquário ou outra, desde que transparente. Coloque a câmara dentro do recipiente e sbmerja-o até sensivelmente metade da objetiva.

 

DIY_photography_hacks_fish_tank_underwater_housing_NIK23.zone_2.step4_fotografia recolhida da internet

 

É importante que o lado que vai utilizar para fotografar esteja limpo e que a objetiva esteja o mais encostado possível para reduzir o efeito de reflexo. Caso seja necessário, utilize um qualquer acessório para manter a câmara em posição evitando que o manuseamento do tanque faça com que a câmara se mova. Utilize um comando (acessório que pode ser adquirido online, a preços baixos, em sites como o eBay, por exemplo) para fotografar.

Uma vez que não conseguirá controlar o resultado de cada disparo, terá de fazê-lo por intuição. Para isso, e para garantir que o autofocus não altere a posição da câmara utilize as seguintes configurações:

 

DIY_photography_hacks_fish_tank_underwater_housing_NIK23.zone_2.step2_

  • focagem manual,
  • exposição manual,
  • abertura baixa, tipo f/11 para aumentar a profundidade de campo,
  • velocidade do obturador que permita uma exposição correta.

 

 

 

O resto deste artigo serão apenas alguns conselhos básicos de ação como:

  • entre lentamente na água para evitar que sejam levantados resíduos do fundo que atrapalharão o resultado final,
  • é importante que mantenha o tanque o mais estável possível,
  • as oscilações provocarão pequenas ondas que podem interferir com o resultado final.

Boa sorte e boas fotos!

Artigos que podem interessar

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia