ENTREVISTAS

Entrevista a … Álvaro Miranda

Álvaro Miranda é um jovem fotógrafo de 20 anos, residente em São Miguel, nos Açores. Vive apaixonado pela captura de imagens desde o início da adolescência. O que começou por lazer acabou por se tornar profissão e, atualmente, é foto-jornalista no “Jornal Açoriano Oriental”.

Reconhece à comunidade em que se integra o mérito de o ter impulsionado a desenvolver a sua arte. Licenciou-se em design, mas optou por desviar os conhecimentos académicos para a carreira de fotógrafo, lutando pelo sonho de sempre.

Fotógrafo de paixão, vive sobre o lema da inovação, e tem atenção em cada olhar.

“Escolhe um trabalho de que gostes e nunca terás de trabalhar um único dia na tua vida”
Confúcio

1. Trabalhas “by the book”, ou gostas de inovar e experimentar técnicas novas?
Claro que gosto de inovar, afinal se fossemos “pelas regras” a fotografia tornar-se-ia muito monótona, e sem interesse nenhum…  Inovação é uma das armas secretas de um fotógrafo! 

2. Quando não sabes o que vais fotografar, qual é o equipamento que usas? 
Normalmente gosto de andar com a “casa as costas” levo o meu material todo:  filtros , lentes e afins. Mas, para o dia a dia, uso 60% das vezes uma 50mm, e as outras 40% uma 17-40 e 70-200.

3. O que fazes quando precisas de algum acessório que não tens ? Não fotografas ou tentas improvisar? Podes exemplificar?
Tento sempre improvisar,  principalmente quando faço uma viajem longa para tirar “aquela foto”. Noutro outro dia, foi dia de deixar o suporte de filtros em casa, por isso peguei em 3 elásticos e improvisei 🙂 !

4. Que software usas para o processamento fotográfico? Que software gratuito aconselharias?
P
or regra uso o “Adobe Lightroom” e é o que aconselho.  Diria para experimentar a versão gratuita do “Lightroom”.

5. O que é que gostavas que te tivessem ensinado antes de teres começado a fotografar, e só aprendeste mais tarde, às tuas custas?
O meu conhecimento foi, regra geral, adquirido à base de revistas e pesquisas na internet. Ultimamente tenho feito mais parceiros na fotografia e sim, tenho aprendido muito. Gostaria de ter explorado mais a máquina fotografia e todos os aspetos do seu funcionamento, poreue é muito importante conhecer o animal que domamos!

https://www.facebook.com/AlvaroMPhoto

 

Artigos que podem interessar

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia