INSPIRAÇÃO

Dia do Pai: 10 artigos para os nossos filhos nos oferecerem…

Tempo de Leitura: 3 minutos

O Dia do Pai está a chegar e não vamos falar de que presentes podemos oferecer aos nossos pais. Antes prefiro encaminhar-vos para que ajudem os vossos filhos a escolher a lembrança mais adequada…

A fotografia tem destas coisas: há produtos mais ou menos acessíveis, caros e muito caros (para já não falar dos proibidos). Neste contexto, e para variar, apresento um conjunto de soluções diferentes sem me preocupar com o preço.

 

PEAK DESIGN CAPTURE

O Capture é um clip de cinto ou fivela (que pode ser de um saco, mochila ou outro qualquer) que permite uma rápida, segura e simples forma de transportar a câmara fotográfica. É igualmente útil para quando pretendemos mudar de  objetiva, não termos de pousar a câmara em cima do joelho, arriscando a que caia ao chão. Em breve farei uma apresentação mais exaustiva a este produto, embora me tenha referido a ele no artigo PEAK DESIGN.

CapturePro

Capture Pro Clip de cinto

 

FUJIFILM x-Pro2

Como não estamos a considerar valores, tenho obrigatoriamente de apresentar esta opção. Uma máquina simples, com aspeto retro que nos “devolve” o prazer de fotografar. Uma máquina que, na minha opinião, não substitui uma boa DSLR, mas que nos traz algum conforto em termos de transporte e de utilização despreocupada. Leve e compacta, esta mirrorless é a escolha arrojada para um filho que não se tem portado assim tão bem na escola… (haja orçamento para ela).

 

x-pro2

FUJIFILM X-Pro2

 

MIOPS

Levantando um pouco o véu do que está para chegar à nossa redação, o MIOPS é um trigger que permite tirar fotografias a alta velocidade. É usual vermos fotografias de balões com água a rebentar, garrafas a partir, fósforos a acenderem, mesmo no momento exato. Essas fotografias ou são sorte (que não acredito), muita insistência e horas perdidas à espera de conseguirmos disparar no momento exato, ou são… miops! Nós por cá, mesmo sem termos recebido este equipamento, já estamos em pulgas para o usar…

 

miops

Miops – trigger para fotografia de alta velocidade

 

GNARBOX

Já pensaram poder editar todo o vosso trabalho logo a seguir à sessão fotográfica, ou no meio dela, permitindo-vos partilhar com o mundo um pouco do que estão a fazer? Gnarbox é a solução que eu (confesso) andava à procura! Simples, compacta e com uma ligação ao smartphone posso descarregar o conteúdo do meu cartão de memória e editar, ali, naquele instante, o meu trabalho, patilhando-o nas redes sociais ou enviando-o por email para qualquer parte do mundo. GNARBOX, um gadget que nos vai poupar de andarmos com o portátil às costas… (Já chega quando eles nos pedem “cavalitas”!)

 

gnarbox

GNARBOX – para edição imediata de fotos (e vídeos)

 

WATERSHOT

O iPhone é conhecido, para além das suas capacidades técnicas, por ter uma excelente câmara fotográfica. Na realidade há quem consiga operar milagres fotográficos apenas com um smartphone destes (ver artigo). Neste sentido, porque não usar das mesmas capacidades… dentro de água? Para que tudo isto seja possível e para que consigamos ter a mesma qualidade na fotografia subaquática, que temos das “normais”, a Watershot presenteia-nos com esta capa estanque que pode submergir até ao 60 metros (impressionante). Há alturas em que gostava de ter um iPhone…

watershot

Watershot para fotografar o mundo do mar … com o iPhone

 

STOCK & BARREL

Sempre fui apaixonado por sacos, malas e pastas. Paranóia, não sei… portanto tinha de apresentar uma solução deste tipo. A pasta da Stock & Barrel prima pela perfeição dos materiais e pela elegância. O seu interior dá para os utensílios do dia a dia: uma câmara com uma objetiva curta, um mini tripé e um ou outro acessório mais. É uma forma simpática e camuflada de transportarmos a nossa câmara sob uma perspetiva de utilização diária.

 

s&B

Mala Stock & Barrel

 

BOTÕES DE PUNHO

Quantos não vemos na rua com pins de clubes de futebol na lapela, ostentando orgulhosamente a sua paixão? Um fotógrafo pode perfeitamente manter-se fiel aos seus princípios, até mesmo quando está de folga. Normalmente, e em ocasiões de maior exigência na apresentação, são poucos os utensílios fotográficos que fazem pendant com a indumentária. Num registo mais sóbrio, uns botões de punho podem revelar-se num pormenor de classe. Peçam um par destes aos vossos filhos para este Dia do Pai.

 

cufflinks-dial

Botões de punho dignos de fotógrafo

 

PRODOT SHUTTER BUTTON UPGRADE

Diz a marca que este pequeno acessório aumenta a precisão no disparo e a estabilidade. Construído com base num material (não dizem qual) que reduz as vibrações causadas pelo ato de “carregar no botão”, diminui o delay e aumenta a qualidade e a nitidez da fotografia.

 

ProDot

ProDot Shutter Button Upgrade

 

FUJIFILM INSTAX MINI90

Vamos fazer umas contas rápidas… Se são pais, o mais provável é terem nascido nos anos 80 ou até mesmo antes disso. Nesse caso “polaroid” é muito mais do que simplesmente uma marca, é um ícone que marcou uma geração. Aquelas máquinas que permitiam fotografias instantâneas foram agora reativadas pela mão da FUJIFILM, permitindo-nos reviver os bons velhos tempos de ansiedade e espera. Eram (e são) alguns minutos desde que a fotografia saia da máquina até que começavam a aparecer as primeiras sombras do que mais tarde seria a nossa fotografia. Um presente que vale a pena ter.

 

instax-Mini90

Instax Mini90 – o revivalismos das fotografias instantâneas

 

SESSÃO FOTOGRÁFICA

Pode parecer estranho, mas se pensarmos bem até que não é mau de todo! Por norma somos nós a tirar fotografias, mas nunca estamos “nelas”. Ter a possibilidade de eternizar um momento em família, partilhando um mesmo espaço dentro de uma fotografia, junto dos que mais amamos pode revelar-se um presente para hoje, amanhã e para sempre!

 

family-photoshoot

Sessão fotográfica em família

 

Tenham um Feliz Dia do Pai

Artigos que podem interessar

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia