GUIAS RÁPIDOS

Criar Marca de Água em Photoshop

No seguimento do artigo “Marca de Água” hoje pretendo ajudar-vos a criar uma Marca de Água com o vosso logotipo para utilizarem nas vossas fotografias. Utilizarei uma imagem com o logotipo da FOTO GURU, a título exemplificativo, e o Photoshop; pessoalmente tenho a versão CC 2015 instalada no meu computador.

Abram o Photoshop e, dentro dele, a imagem com o vosso logotipo. Convém que a imagem tenha fundo branco (ou transparente) e goze da melhor qualidade possível. Por outro lado, convém que tenha um tamanho razoável… lembrem-se que cada vez que reduzimos uma imagem, a qualidade mantém-se, mas se quisermos aumentar ela fica pixelizada. Assim, e como a nossa Marca de Água poderá assumir tamanhos distintos, convém salvaguardar esses cenários.

No caso que aqui vos apresento, a imagem original está gravada em formato PNG, sem fundo (ou com fundo transparente, conforme preferirem), com as dimensões 472 × 237.

 

logo-fotoguru

Logotipo FOTO GURU. Imagem usada para criar Marca de Água

 

watermark-photoshop-openimg

Logotipo FOTO GURU aberto no Photoshop CC 2015

 

Em seguida escolham o menu “Editar” e a opção “Definir predefinição do pincel…”

edit-define-brush

Opção Definir predefinição de Pincel…

 

Tão simples como alterar o nome pré-definido, por outro a nosso gosto

brush-name

Nomear pincel

 

Pronto! A Marca de água está criada. Agora é só utilizar, mas de preferência, .. bem!  Vamos confirmar e ver como podemos utilizar o nosso cunho profissional, nas nossas fotografias.

Exemplificando com uma imagem deste mesmo exemplo, vamos abrir a segunda fotografia utilizada neste artigo.

watermark-photoshop-openimg

Fotografia “original” para teste de Marca de Água

 

Em seguida, do painel de ferramentas, escolhemos a “Ferramenta Pincel”

Ferramenta Pincel

Ferramenta Pincel

 

Devemos garantir que temos aberta a janela “Predefinições de Pincel” para podermos controlar as opções da nossa Marca de Água. Para isso, vamos ao menu “Janela” e escolhemos “Predefinições de Pincel”

Janela "Predefinições de Pincel"

Janela “Predefinições de Pincel”

 

Percorrendo todas as predefinições até ao fim, vamos encontrar a nossa Marca de Água.

Captura de Tela 2016-01-14 às 16.53.21

Selecção da Marca de Água a aplicar

 

Por uma questão de facilidade de apresentação e de nitidez da Marca de Água, vamos acrescentar uma camada branca por detrás da nossa imagem. Imaginem uma fotografia vossa… à partida não terá transparência pelo que este passo não é de todo importante, é mesmo só para poder ser mais visível (daí nem sequer estar contemplado neste tutorial).

Na janela da Predefinição de Pincel, controlem o tamanho da Marca de Água e na barra de Ferramentas (no topo da janela) o Fluxo (transparência). Depois, posicionem o cursor onde pretendem colocar a Marca de Água. Infelizmente não consegui fazer PrintScreen desta descrição, mas em vez do cursos, aparecerá o contorno da vossa Marca de Água. Assim saberão o tamanho e poderão calcular com maior assertividade a posição ideal.

Marca de Água

Marca de Água

A Marca de Água foi colocada, neste caso, sem qualquer nível de transparência (Fluxo a 100%) e a cor vermelha.

Experimentem… Preferencialmente criem uma layer (camada) nova/independente para a Marca de Água mantendo a fotografia original inalterada.

 

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia