GUIAS RÁPIDOS

Como Limpar uma máquina fotográfica

Fotografia não se resume ao ato de fotografar. Fotografia é utilizar o equipamento e saber fazê-lo da melhor forma possível, nas melhores condições possíveis. Para que a qualidade da fotografia se reveja em cada disparo, e independentemente da qualidade do fotógrafo e do equipamento, é importante zelar pelo material e fazer com que este se mantenha devidamente limpo e acondicionado.

Por vezes vemos fotografias com um granulado “esquisito”; umas manchas, normalmente arredondadas, que estragam a serenidade da imagem.

Captura de ecrã 2015-09-21, às 00.22.22

Se virmos a imagem anterior, assinalado com círculos vermelhos, estão elementos de sujidade que indicam que há pó/poeira no sensor da câmara. Este artigo pretende ensinar a limpar devidamente a máquina fotográfica em 5 simples passos. Deverá servir igualmente como elemento de rotina para a manutenção do equipamento, já que este dever ser tratado de forma contínua e não apenas quando está sujo ou precisa de qualquer intervenção.


O corpo da máquina

A sujidade mais visível é a que está no exterior da câmara. Embora não interfira diretamente na qualidade das fotografias, a máquina deve apresentar-se limpa por fora e por dentro. A sujidade exterior pode ser a primeira causa de sujidade dentro da máquina.

Com as lentes tapadas, ou simplesmente com o corpo da máquina devidamente fechado, inicie uma limpeza mais superficial, mas que removerá a grande sujidade depositada. Com um pincel (daqueles de maquilhagem), com um pano, cotonete ou uma mini bomba de ar (especifica para fotografia) limpe todo o exterior da máquina fotográfica. Lembe-se que alguns elementos, como é o caso da borracha de proteção do visor (onde se encosta o olho), podem ser retirados. Proceda à remoção de todos os elementos extra (com exceção das tampas das lentes) e limpe todas as ranhuras. caso sinta que há sujidade mais entranhada ou difícil de remover, humedeça um pano macio, sem pelo, ou uma cotonete num pouco de água destilada e repita o processo, mas agora de forma mais persistente. Uma vez que este tipo de equipamento não é estanque, tenha cuidado com a quantidade de água que usa…

Posteriormente, e de forma exageradamente cuidada, remova qualquer lente que esteja na máquina (ou eventualmente a tampa) de modo a conseguir limpar os contactos. Os contactos são uns “pontos de metal” que servem para o corpo comunicar com as objectivas e assim desencadear todo o processo mecânico que resulta na fotografia. Limpe-os com uma cotonete, pressionando o mínimo possível. Use igualmente uma cotonete para limpar o interior da máquina.

camera_cleaning


Lentes e filtros

As lentes são o primeiro filtro entre o mundo real e a máquina fotográfica. Se a lente está suja, é indiferente que a câmara esteja imaculadamente limpa pois a fotografia jamais sairá na sua melhor condição. Pó, água (nem que seja uma gota) ou uma simples dedada podem influenciar no resultado final.

Use um pano macio, sem pelo e limpe a lente. Tenha especial cuidado pois, caso esta tenha algum pó pode riscar a lente. Uma lente riscada de nada nos serve e, por vezes, o simples ato de limpar pode ser o suficiente para danificar… Há soluções comerciais para ajudarem a limpar lentes, mas se utilizar um líquido de limpar os óculos ou apenas um pouco de pano humedecido, terá um resultado muito positivo. Considerando que tem este cuidado regularmente, o risco de sujidade nas fotografias diminui drasticamente.

Camera cleaning check 02: Lenses & filters


O sensor

O sensor é um dos elementos mais sensíveis da câmara fotográfica. Se considerarmos que poderá estar exposto ao ar, o risco de ficar danificado é perceptivelmente elevado. É aqui que, normalmente, se depositam as partículas que aparecem nas fotografias como a que apresentei no início do artigo. Assim, é importante que este elemento seja limpo com regularidade, mas sempre com muito cuidado.

Uma vez que as cotonetes são de algodão e que este poderá deixar “fios”, não é muito aconselhável utilizar este material na limpeza do sensor. Utilize um pincel macio ou um pano sem pelo. Qualquer objeto macio (é importante se macio, para não riscar) e que não deixe pelo. Pode ser tentador soprar ou usar um qualquer impulsionador de ar na limpeza do sensor ou qualquer líquido de limpeza, mas esse é um erro que tende a ser pago caro… Tenha paciência e muita calma na limpeza do material. Se o vai fazer à pressa, aguarde e limpe-o noutra altura…

Camera cleaning check 03: Sensor

Acessórios

É importante limpar os acessórios que coabitam no mesmo saco que a sua câmara. De nada serve limpar o corpo e as lentes quando o restante material poderá libertar partículas de sujidade que se podem alojar na máquina. Por norma o tripé é o acessório mais utilizado e, ao mesmo tempo, que acumula mais sujidade. Os pés estão sempre em contacto com o chão. Pó, terra, areia, água (por vezes salgada), …. tudo elementos que deverão ser proibidos de estar em contacto com a sua máquina fotográfica. Trate do tripé com o mesmo cuidado que trata do resto do material. Limpe-o, lave-o se for preciso, mas mantenha sempre impecável. Não só evita que se deteriore, como não permite que as partículas de sujidade passem para a máquina. Por último, cuide do saco ou da mochila. É aqui que todo o material se encontra…

Camera cleaning check 04: Accessories

 

Firmware

São estando diretamente relacionado com limpeza de equipamento fotográfico, o firmware é o software que a máquina tem instalado. Digamos que é o sistema operativo da máquina fotográfica que poderá sofrer alterações e trazer, eventualmente, melhoria na qualidade das fotografias, ajustar a gestão de energia da bateria ou criar novas opções (mais avançadas) para tirar melhor partido do equipamento. Tenha em atenção e lembre-se de verificar, de vez em quando, se a sua câmara tem a última versão do software. Para isso, consulte o manual de instruções da máquina ou, mais simples ainda, consulte o Google. Este tem resposta para tudo!

Camera cleaning check 05: Firmware

 

Aproveitem o melhor da vossa máquina e boas fotografias!

Artigos que podem interessar

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia