GUIAS RÁPIDOS

Como aumentar a estabilidade de uma câmara fotográfica?

O tópico parece óbvio, mas na realidade são os pequenos truques que podem fazer toda a diferença numa fotografia nítida. Obviamente que é perceptível que a câmara deve ser segurada com a mão direita e que a esquerda assume outras funções como as de focagem ou estabilização do equipamento. A mão direita é utilizada para controlar os comandos básicos e disparar enquanto que a mão esquerda segura, normalmente, a objetiva. A própria ergonomia do equipamento se encarrega de fazer com que estas indicações sejam imediatamente assumidas. Contudo, e embora pareça estranho, vê-se gente a fotografar com as mais variadas poses…

Obviamente que o equipamento por si só influencia a qualidade da fotografia e que a utilização de um tripé e fundamental para que a fotografia revele uma imagem perfeita e sem “arrastos”; ainda assim, nem sempre é possível recorrermos a esse acessório. Inversamente à sua utilidade, a sua portabilidade deixa muito a desejar…

Então, e de modo a minimizar a falta de um tripé (que deverá ser usado sempre que possível), as principais orientações deverão levar o fotógrafo a segurar no equipamento de modo a minimizar oscilações na altura do disparo.

Dizem os entendidos que:

  • os cotovelos devem estar o mais junto ao corpo possível;
  • ajoelhado, poderá apoiar um dos cotovelos no joelho que fica fletido;
  • caso seja possível, apoiar os dois cotovelos sobre uma superfície fixa (mesa, por exemplo, ou muro);
  • pode usar o cinto da câmara ao pescoço e afastar a câmara do corpo de modo a este estar esticado. A pressão exercida faz com que aumente a estabilidade do equipamento;
  • aumenta a estabilidade se colocar a mão esquerda sobre o cotovelo direito e apoiar a câmara no braço (na zona do cotovelo, que fica à frente da cara).

Captura de Tela 2015-09-16 às 15.18.07

Como alternativas poderá adquirir um mini-tripé (por 20€, sensivelmente, na Amazon ou no eBay) ou, eventualmente, um saco com areia, massa ou arroz que usará para pousar a câmara.

Boas fotografias!

 

Artigos que podem interessar

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia