Blog OPINIÃO

Chegou o Estado de Emergência; o que fazer?

A pandemia COVID-19 faz-me lembrar a Toyota: “Veio para ficar“, e foi decretado o Estado de Emergência. Com tantas normas e restrições, o que podemos fazer para manter a sanidade mental?

Nunca estivemos em Estado de Emergência e não somos povo de estar fechados em casa. Por vezes torna-se difícil combater esta inércia e fazer do tempo livre, um momento proveitoso para a (nossa) fotografia.

Mas se pensarmos bem, há uma série de tarefas que vamos adiando e que podemos levar a cabo num “momento morto” como este.

Editar fotografias

Se vocês forem como eu, existe uma série de fotografias que permanecem em formato RAW. Um aniversário, uma festa da escola dos filhos, algo menos importante no sentido profissional e que nos faz adiar dia após dia.

Este Estado de Emergência trar-nos-á temo de sobra para tudo. Explorem os programa que usam par a edição, experimentem presets, tentem os outros programas de que já vos falaram mas nunca tiveram tempo.

A edição da fotografia igualmente uma forma de aprendizagem. Ao perceber os erros que cometemos a fotografar, evoluímos. Das próximas vezes vamos tentar não os voltar a cometer.

Trabalhem o Portefólio

O portefólio é a montra do vosso trabalho. Quanto melhor for a sua qualidade e a qualidade dos vossos trabalhos, mais facilmente será vingarem numa vertente mais profissional (caso seja essa a vossa intenção).

Mas não se fiquem pelas Redes Sociais. Uma vez utilizando uma timeline, as Redes Sociais permitem a massificação dos vossos trabalhos, mas posteriormente fica mais complicado encontrarmos uma fotografia passada.

Para isso, utilizem os sites gratuitos que vos permitem a criação de portefólio como o caso do Behance, Flickr ou até mesmo, caso tenham, atualizem o vosso site.

Atualizem os vossos sites

Os sites são o Portefólio dos fotógrafos. Assim chamem a um artigo que escrevi onde falo da importância desta ferramenta.

Em tempos de Estado de Emergência, podemos aproveitar o tempo para dar alguma atenção àqueles que são, muitas vezes, esquecidos. Plugins devem ser atualizados, novas fotografias devem ser colocadas online, muitas outras operações devem ser levadas a cabo de modo a que os nossos sites não se tornem numa ferramenta estática.

Caso tenham conhecimentos e vejam que já não se identificam com a imagem que apresentam, aventurem-se a reformular o site. Tornem-no mais agressivo ou mais apaixonante, dependendo da área de atuação que pretendam impulsionar, mas mudem! Não deixem cansar a vossa imagem.

Formação

Estamos sempre desejosos para evoluir. Os vídeos no Youtube, as Redes Sociais como (mais recentemente) o TikTok, têm uma série de mini tutoriais que nos ensinam a tirar aquela fotografia que pensamos ser uma obra prima (e que, na realidade, foi tirada com um telemóvel…

O próprio site Estágios Online tem um artigo onde apresenta uma série de 100 cursos gratuitos que podemos frequentar online. Lá, de entre muitos outros, alguns são na área da fotografia. Passem por lá, espreitem e escolham um ou outro (ou mais) e ocupem o tempo extra que o Estado de Emergência vos oferece.

Façam o que fizerem, fiquem em casa. Sigam os conselhos da Organização Mundial de Saúde, da Direção Geral de Saúde e confiem apenas em órgãos de comunicação social fidedignos.


Ler também



Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia