Blog OPINIÃO

Aluguei o meu primeiro equipamento fotográfico

O aluguer de equipamento fotográfico é uma excelente alternativa à falta de disponibilidade para aquisição. Como tinha uma sessão fotográfica agendada, resolvi entrar na onda e aluguei o meu primeiro conjunto de lente + tripé.

aqui falamos numa empresa espanhola, chamada Fragmáticos, que aluga material fotográfico. São novos em Portugal, mas já têm mercado consolidado no país de nuestros hermanos. Como tinha a segunda etapa (Renault Porto Pro)  da Liga Meo Surf, resolvi experimentar ser utilizador de um serviço que apregoo como sendo o ideal para algumas situações.

Nunca tinha fotografado uma competição de Surf, mas por algumas fotografias que tinha feito já por carolice sabia que a distância entre mim e os atletas não ia ser pequena. Contactei a Fragmáticos e aluguei uma objetiva Canon 100-400 para juntar à minha Canon 6D. Estava certo de que seria o suficiente, mas concluí que talvez se tivesse optado por uma maior não tinha sido pior.

Como a escolha foi minha, assumi o erro e, deixei andar. De repente lembrei-me que o mais certo seria ficar com uma configuração com um peso considerável e que em nada me ia ajudar ter de fotografar apenas com a força de braços. Contactei novamente a Fragmáticos e solicitei também um tripé.

O processo pareceu-me demasiadamente fácil para correr bem. Inscrevi-me, fiz a encomenda, e quase de imediato tive a confirmação da disponibilidade e da reserva do material. Entre trocas de emails com a informação referente ao envio, lá chegou a encomenda a casa. Não sei se tem importância ou não, mas a transportadora foi a MRW.

Material

Com a pressa de confirmar o material, lamento não ter fotografado as embalagens nem o estado em que tudo chegou. Contudo, posso afirmar-vos que recebi dois canudos de cartão grosso, ambos já com um envelope/saco de plástico para a devolução. Tudo tinha sido já devidamente explicado nos emails que recebi quando aluguei o material, mas se tal não tivesse acontecido, nada de errado poderia ocorrer.

material-que-aluguei

Material recebido, proveniente da Fragmáticos

 

As condições eram irrepreensíveis. No final, fiquei feliz por ter encomendado também o tripé; foi bem preciso!

No dia da prova, bem cedo, chego à Praia Internacional de Matosinhos. Levando a credencial de imprensa e preparo-me para fotografar.

 

material-que-aluguei-montado-Canon6D

Set fotográfico para a Liga MEO Surf

 

Desço à areia, fixo o tripé e começo a experimentar a lente. Que coisa magnífica! Quantas vezes me ocorreu querer ter uma daquelas para mim. Já tinha lido que todo o equipamento é testado, limpo e afinada antes de cada aluguer. Realmente é verdade! Nunca pensei ter uma objetiva alugada tão bem tratada… Que definição! A calibragem estava realmente muito boa…

Mais à frente e mais atrás, lá me fui movimentando no areal conforme a posição dos surfistas. O tripé, … bem, este tripé é qualquer coisa! As fotografias foram saindo sem que me desse conta do peso da lente. Como referi anteriormente, deveria ter escolhido uma objetiva maior, mas foi esta que aluguei…

No final, já de regresso a casa, já só queria ver o resultado. Sentei-me ao computador e, não obstante de nunca ter fotografado uma prova oficial de surf, a surpresa era evidente.

 

 

O trabalho foi parar a um site de desporto chamado Sport On Stage. Aqui podem ver a galeria completa.

Devolução

Como já tinha tudo pronto e pré-preenchido, só tive de garantir que o equipamento seria recebido nas condições que me foram enviadas e deslocar-me às instalações da MRW mais próximas. Desconhecia o processo, mas pelo que fui informado, foi uma viagem escusada. A Fragmáticos, para conforto dos seus clientes, requer que a recolha seja feita pela MRW, em casa do cliente… Fantástico! Sinceramente assim dá gosto.

Uma coisa é escrever, convicto de que estamos a prestar um bom serviço e a publicitar algo que vale a pena. Experimentar é outra. Realmente acabo por me tornar fã do aluguer de material fotográfico. Na esperança de que todas as outras empresas trabalhem da mesma forma, este é sem dúvida uma bom negócio. Bom negócio para quem aluga porque gasta pouco (apenas o suficiente para usar e/ou experimentar), e bom negócio para quem aluga pois rentabiliza o equipamento. E como um negócio só é bom quando ambos ganham, parabéns a mim que fiz uma excelente escolha e parabéns à Fragmáticos que presta um serviço de excelência.

Artigos que podem interessar

2 Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia