Blog REVIEWS SMARTPHOTO

Agora sim, vamos fotografar mais com o telemóvel!

Tempo de Leitura: 2 minutos

Por muita vontade que tenhamos em levar o nosso equipamento fotográfico, a menos que seja estritamente necessário, por vezes acabamos por nos dar à preguiça. Ao fim ao cabo, para uma situação “urgente”, temos sempre o nosso telemóvel para registar o momento.

A qualidade fotográfica dos smartphones é duvidosa e não reúne consenso. Para uns é suficiente, para outros e boa, mas há os que insistem em resistir à inovação.

Nesse sentido, e uma vez que há gostos para todos, consideramos importante abordar esta área que tanto nos atrai. Pessoalmente é conhecido o meu gosto pela fotografia de telemóvel… É leve prático e simples de utilizar. Considerando que a grande maioria das minhas fotografias caem nas Redes Sociais, não preciso de uma qualidade excelente (nem tão pouco aproximada à das DSLR ou das Mirrorless). O que tenho chega perfeitamente!

Enquanto FOTOGURU, compete-me apresentar algumas soluções para qualquer bolso. Nesse sentido, aliei-me à Alcatel que me cedeu um equipamento para experimentar… Recebi o Alcatel 5! Um telemóvel com algumas caraterísticas surpreendentes, mas com outras menos boas. Mas vamos por partes….

A Alcatel passa, assim, a ser parceira da FOTOGURU para a área da fotografia móvel. Passarei a usar o referido equipamento e a usufruir de todas as capacidades fotográficas que ele comporta. Tenho-o há sensivelmente 2 dias e considerando que o primeiro é para habituação e configurações, pouco me resta para o uso ao qual vai ser submetido.

Primeiras impressões do telemóvel

Sinceramente, pouco me importa da capacidade do processador, se tem um ou dois slots para cartões SIM (já agora, são 2) ou se é à prova de água. Neste momento, o que mais importa e a qualidade de imagem.

Mas antes de falarmos do mais importante, gostava de referir uma caraterística que, pessoalmente, é pouco apreciada – o toque! O telemóvel é bonito, não há dúvida, tem boa qualidade de imagem, mas o material em que é feito pode ser um grande inimigo. O subtil toque acetinado confere-lhe uma capacidade de “ganhar vida própria” e marcar um encontro antecipado com o “soalho”. Portanto, a menos que se precavenham e comprem de imediato uma capa protetora (que não protege a 100%, mas já ajuda), a coisa pode ficar feia logo nos primeiros dias.

Outra questão que esperava ver era aquela que respeita ao software da câmara fotográfica. A primeira impressão é que me vou divertir à brava com o Alcatel 5. Anda assim, e porque venho de uma marca diferente, fiquei um pouco limitado nas opções de captação. Nada que o Snapseed não resolva, mas pronto…

Para fins ilustrativos, apenas captei uma única fotografia. Foi de manhã, ao levar os filhos à escola, e não me pareceu nada má…

 

alcatel 5

Imagem captada com o Alcatel 5

 

À medida que for avançando no tempo e na utilização do equipamento, colocarei novas imagens acompanhadas de outros artigos. Para já um Obrigado à Alcatel pela colaboração.

 

Ler também

Artigos que podem interessar

1 Comentário

Deixe um Comentário

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia