GUIAS RÁPIDOS

A escolha dos Cartões de Memória

A fotografia, como temos vindo a referir, não se resume apenas ao equipamento. Ainda assim, e dentro desta categoria, temos a máquina propriamente dita, as objetivas e os cartões de memória (para não falar dos acessórios).

Os cartões de memória têm como função principal a gravação das imagens que recolhemos com as mais diversas combinações entre máquina/objetivas e que pretendemos eternizar. Deverá contemplar capacidade de armazenamento, velocidade de gravação e durabilidade dos materiais.

Pese embora o facto do formato mais utilizado ser o SD Card, existem outros que devem ser considerados. O CompactFlash é o “outro” formato de cartões que está mais vulgarizado, mas existe ainda o xDCard e o MemoryStick. Os MemoryStick são cartões nativos da Sony. Nos finais do século passado, máquinas como a DSC-P10 que eu tive o privilégio de usar, tinha este suporte de gravação. Já o xDCard era utilizado pelas máquinas das marcas FujiFilm e Olympus. Confesso que desconheço se ainda estão a uso estes formatos de cartões, mas com o crescimento de equipamentos a usar o SD Card e o CompactFlash, os outros formatos representam uma minoria no universo da fotografia digital. (Numa breve pesquisa por informações da Sony Alpha descobri que ainda são usados os cartões Memory Stick. Contudo, existe um slot para CompactFlash. Ou seja, …. praticamente já não se usam!)

 

memory-cards

Cartões de memória

 

Como referido anteriormente, os cartões de memória medem-se essencialmente por dois fatores: a velocidade e a capacidade. A velocidade mede a quantidade de disparos, por segundo, que o cartão tem a capacidade de registar. Velocidade ou Classe? Hummmm, em boa verdade é a mesma coisa e existem essencialmente 4 classes de cartões:

  • Classe 2 – 2 MB/s: smartphones e máquinas fotográficas com definição de imagem até 12MP;
  • Classe 4 – 4 MB/s: máquinas fotográficas com definição de imagem de 12MP e captação de vídeo HD;
  • Classe 6 – 6 MB/s: máquinas fotográficas com definição de imagem maior que 12MP e captação de vídeo Full HD;
  • Classe 10 – 10 MB/s: máquinas fotográficas semi-profissionais ou profissionais, e captação de vídeo HD ou Full HD.

De referir que existem ainda os cartões com velocidades mais altas como: U1 (10 MB/s), U3 (30 MB/s),  UHS-I (104 MB/s) e UHS-II (312 MB/s) mas já são para “outros campeonatos”!

 

memory-card-class

Classes dos cartões de memória

 

A capacidade, tal como acontece nas mais vulgares pen USB, está representada pela quantidade de Gb (Gigabytes) que tem disponível. Já ninguém compra cartões de memória com capacidades inferiores a 4Gb, mas o mais comum é apostar-se nas capacidades de  16 ou 32Gb. Tal como acontece com as classes, há também cartões com capacidades superiores, até 512Gb, mas para além de representarem valores proibitivos tornam-se praticamente inúteis, a não ser que sejam utilizados para a captação de vídeo.

Correntes teóricas defendem que qualquer fotógrafo deve ter vários cartões de menos capacidade de armazenamento, fazendo prevalecer a velocidade (ou a classe, como apresentamos anteriormente). Segundo eles, no caso de haver problemas com o suporte físico, a quantidade de fotografias que se perdem é menor, tendo sempre os restantes cartões para “salvar a sessão”.

Pessoalmente não costumo (estupidamente) ligar muito às configurações dos cartões. Os últimos que comprei foram Transcend Ultimate de 32Gb SDHC, Classe 10, 90Mb/s. Para os mais exigentes ou que pretendam fotografar algo de que necessitem de velocidade de gravação, tenham um pouco mais de cuidado na escolha do suporte de gravação.

transcend-32gb

Transcend Ultimate de 32Gb SDHC, Classe 10, 90Mb/s

 

Definam o tipo de fotografia, percebam o grau de exigência da velocidade de gravação e estudem o compromisso entre a velocidade, a capacidade e o preço. A juntar a este critério de seleção acrescentem o cuidado na escolha do local de compra; há inúmeros sites online que vendem réplicas com autocolantes que os fazem passar por originais.

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia