GUIAS RÁPIDOS SMARTPHOTO

3 truques de smartphotography que valem a pena partilhar!

Tempo de Leitura: 2 minutos

Smartphotography ou fotografia por smartphone continua a ser uma opção cada vez menos alternativa. A competir (quase) com as máquinas fotográficas de entrada de gama, principalmente com as compactas, o smartphone é inevitavelmente uma ferramenta multifacetada capaz de tornar quase toda a gente num “fotojornalista”.

Ainda assim, e com a evolução dos smartphones e as excelentes capacidades técnicas de que são dotados, haverão alguns conselhos interessantes para partilhar. Quanto mais simplificada tivermos a tarefa, tanto melhor; e considerando que o smartphone não obedece propriamente às melhores regras de ergonomia, toda a ajuda é bem-vinda!

 

  • Modo de Disparo Contínuo. O smartphone é uma ferramenta  que, por norma, está sempre à mão. Mesmo quando estamos preparados para fotografar, é sempre mais fácil “sacar” do telemóvel do que da própria câmara fotográfica. É mais leve e normalmente já está na nossa mão pois estamos em permanente contacto com o mundo. A massificação de utilização da internet, nomeadamente das redes sociais “obriga-nos” à permanência online. Por outro lado, e considerando que as definições são mais automáticas do que numa câmara (D)SLR, é mais fácil e intuitiva a utilização do smartphone (em algumas das ocasiões, obviamente). Nesse sentido, e porque se falamos de um acesso instantâneo a um dispositivo com capacidades fotográficas, falamos de situações em que pouco tempo temos a perder; a melhor opção é utilizarmos a função Burst Mode ou Modo de Disparo Contínuo. Considerando que a grande maioria dos utilizadores de smartphones são android ou iOS, a forma mais simples de accionar este modo é carregar no botão de disparo sem  o largar.  Obviamente que há outras formas de o fazer, como com recurso aos menus de opções da câmara fotográfica, mas aqui deixava de ser um truque para falarmos simplesmente numa função disponível. O smartphone irá tirar um conjunto de 10 fotografias das quais poderemos, mais tarde, escolher a que melhor ser enquadra nas nossas pertensões.
burst-mode

Burst Mode ou Modo de Disparo Contínuo

 

  • Auriculares como Disparador. O smartphone é utilizado com muitos propósitos, não apenas para fazer/receber chamadas nem tirar fotografias. Uma das funções para a qual é utilizado é para ouvir música. Rádio ou simplesmente musica gravada (ou através da internet) a música continua a ser a melhor companhia dos “viajantes”. Aqueles que apanham o autocarro ou o metro de (e para) o trabalho, que estão no escritório concentrados, de phones nos ouvidos “a curtir a sua”… Esse acessório que nos dá a independência (os phones) podem ser um acessório bastante interessante e útil na fotografia por smartphone. Com eles temos um disparador a custo zero! Vêm com os smartphones e estão dotado de funções capazes de nos surpreender, e esta é uma delas.
earbud-shutter

Auricular-Disparador

 

  • Linhas de Grelha. Para quem não sabe, os smartphones têm a habilidade de colocar, no ecran, as grelhas de referência da regra dos terços. Esta que é uma das regras fundamentais da fotografia, já abordada anteriormente, traz um benefício à composição da imagem final. Com o auxílio destas grelhas, a probabilidade de ter um bom enquadramento na fotografia é bastante elevada. Activem esta função, caso ainda não o tenham feito, e tirem partido das ferramentas que estão disponíveis neste pequeno mundo de tecnologia que é o vosso smartphone.
gridlines

Linhas de Grelha

 

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia