Blog OPINIÃO

Wifi para qualidade do trabalho fotográfico

O equipamento fotográfico tem de estar em conformidade com o tipo de trabalho que desenvolvemos e não ao contrário. Assim, há situações em que a utilização do Wifi é fundamental.

Não só por uma questão de vaidade, o Wifi nas câmaras fotográficas pode ser uma caraterística fundamental. Há situações em que nos deparamos com dificuldades, quer em termos de tempo, quer em termos de equipamento. Podendo ficar para trás por não disponibilizar aquela fotografia no momento certo, passamos a ser mais um. Tenhamos, ao menos, uma qualidade superior aos demais concorrentes. Caso contrário, … ficamos perdidos no meio da multidão.

Obviamente que nem todas as situações requerem rapidez, como casamento ou batizados. Contudo, se estivermos a fotografar um evento cuja projeção é elevada, torna-se vantajoso. Imaginem-se a fotografar um concerto de U2 onde o Bono cai em palco. A divulgação imediata da imagem traz-vos fama. Imaginem uma prova desportiva onde determinado atleta consegue um feito histórico… A rapidez com que partilham as imagens para as Redes Sociais ou para os órgão s de comunicação para os quais estejam a trabalhar dá-vos reconhecimento.

Então, existem algumas situações onde a utilização do Wifi se pode revelar fundamental…

Bloggers

Hoje (quase) qualquer um é blogger. Todos temos um site, um blog ou simplesmente uma página de facebook. Em qualquer local ou a qualquer momento é-nos possível passar as fotografias captadas para o smartphone. Lá, com recurso a software disponível (gratuito e pago), facilmente ajustamos algumas configurações e publicamos diretamente no nosso site/blog/facebook. Como já referimos anteriormente esta rapidez pode trazer-vos uma maior projeção perante o vosso público ou, dependendo da importância da imagem e dos contactos que tenham, porque não render-vos alguns euros?

Armazenamento

Uma situação muito vulgar é não termos capacidade de armazenamento suficiente para o trabalho. Ou porque nos esquecemos de descarregar o cartão antes de sair de casa, ou porque não tivemos tempo… Podemos até tirar mais fotografias do que contávamos em determinada sessão! O importante termos sempre um plano alternativo. A utilização das capacidades Wifi da câmara fotográfica concedem-nos excelentes capacidades. Com recurso, mais uma vez, ao smartphone podemos transferir as fotografias (todas os as que escolhermos) para a cloud. Dropbox, Mega, GoogleDrive, … todas são passíveis de integração com smartphone. Rapidamente podemos ter um repositório de imagens pronto a transferir ou trabalhar posteriormente.

Gestão de …cabos

Uma das principais vantagens do Wifi é a falta de cabos. Aqueles fios que se entrelaçam quando mais precisamos deles, que são a causa de deitar algum equipamento ao chão por ficarem presos nos pés… Uma secretária (mesmo que móvel) arrumada e livre de obstáculos é meio caminho andado para uma fluidez no processo laboral.

Controlo remoto

Dependendo da marca/modelo da câmara fotográfica, podemos controlá-la através do smartphone. Para quê ter disparadores remotos quando podemos usar um utensílio que já o usamos, por defeito? Mais um acessório? Nesta situação podemos facilmente controlar as configurações da câmara à distância. Para que possamos estar “dentro” da fotografia ou simplesmente para não mexermos nela e, assim, evitar, imagens tremidas, o Wifi facilita!

 

E para vós? Consideram que esta função é uma mais valia para o vosso trabalho ou, ao contrário, não vos traz qualquer benefício? Comentem, deixem o vosso testemunho!

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário