Blog OPINIÃO

DigitalAzul, a empresa de vídeo que aluga material fotográfico


Tempo de Leitura: 3 minutos

Fomos visitar a DigitalAzul e percebemos o porquê de uma empresa dedicada ao vídeo, faz aluguer de material fotográfico.

O aluguer de material fotográfico ainda faz correr muita tinta. Já aqui escrevemos sobre o tema e não pudemos de conhecer esta realidade, tão apreciada, de perto. Assim, partimos rumo a Lisboa e fomos conhecer a DigitalAzul.

Como referi, a DigitalAzul é uma produtora de vídeo e cinema, com estúdios próprios de imagem e som. Conta com um vasto arsenal de equipamento de vídeo, desde câmaras Phantom de alta-velocidade, câmaras 4K, lentes prime, etc. Atua essencialmente na produção de conteúdos (vídeo) para TV, na área dos documentários, publicidade e Live Streaming. A título de curiosidade, foram os responsáveis técnico pela emissão da inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira.

 

digitalazul-estudio

 

O João Tocha é o responsável, diretor e fundador da empresa e fez questão de nos acompanhar em toda a visita. Na primeira pessoa, abordou todo o conceito e a estrutura criada, sempre com vista no mercado audiovisual. Contudo, e como é de fotografia que falamos, acabamos por falar sobre a área do aluguer de material.

Como a DigitalAzul é essencialmente “video”, dispõem de uma vasta de material ao dispor do público. Contudo, e porque hoje há equipamentos que se adaptam às duas vertentes (video e fotografia), o leque de opções é aberto às câmaras fotográficas e acessórios para a fotografia. Desde corpos, objetivas e tripés, há gostos para os amantes das marcas Sony, Canon e Black Magic. A diversidade tende a aumentar, mas porque o material é caro, há que ponderar muito bem qual o material a comprar.

DigitalAzul, embora localizada no centro e Lisboa, trabalha com todo o território nacional. De norte a sul, incluíndo as ilhas, é possível alugar qualquer equipamento disponível. A entrega é efetuada através de serviço expresso pelo que, em caso de disponibilidade, poderemos contar com o equipamento em nossa casa num curtíssimo espaço de tempo.

Lembram-se do artigo “Alugar ou não alugar, eis a questão!“?. Pois bem, mesmo sem saber parece que acertamos na mouche. Aqui existe a preocupação de disponibilizar material de qualidade, devidamente limpo e afinado para que, em qualquer ocasião, o possamos usar. Para testes ou simplesmente usufruir, este equipamento permite-nos poupar! É este o mote da Foto Guru e é esta a filosofia da área de aluguer de material da DigitalAzul. Poupamos porque só usamos quando é preciso. Poupamos porque podemos experimentar antes de comprar. Poupamos porque, embora conheçamos o equipamento, não compensa adquirí-lo. Aqui ninguém pergunta qual a finalidade do aluguer!

Palavra puxa palavra e ficamos a saber que houve recentemente um grande investimento em objetivas Xeen. São objetivas dedicadas ao cinema, e que são compatíveis com a Sony A7S II e com a Canon 5D. Facilmente se percebe a facilidade com que poderemos utilizar a nossa DSLR para filmagens num âmbito mais profissional.

A visita foi necessariamente curta, mas não deixamos as instalações sem conhecimento de algumas questões que, estrategicamente, não revelamos neste artigo. Em breve voltaremos a falar da DigitalAzul. Acreditamos que aqui podemos ter a resposta aos nossos problemas financeiros e, com eles, ser-nos-á possível fotografar, mesmo com material ao qual dificilmente teríamos acesso.

Obrigado à DigitalAzul, obrigado ao João Tocha. Nós voltamos… “vamos falando“!

 

 


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia