Blog GUIAS RÁPIDOS INSPIRAÇÃO

Vida, …. as suas fotos podem “ter vida”, com Parallax 2.5D

Uma fotografia reflete emoções. São elementos visuais que, por si só, contam uma história. A vida que é sentida em cada fotografia depende de quem a vê, de quem esteve lá ou viveu uma situação semelhante.

Mas o conceito de Vida que aqui se pretende falar é diferente… Aqui pretende-se abordar uma nova tendência fotográfica que traz à fotografia, movimento.

Contrariando o conceito base do que é fotografia, também o HDR processado por computador é a adulteração de um produto. Ainda assim é apreciado. Esqueçam os puristas e os teóricos, sigam as tendências. Mesmo que não avaliem uma fotografia positivamente, ninguém poderá ficar indiferente ao Parallax 2.5D

O Parallax 2.5D

O efeito Parallax 2.5D é um efeito trazido do mundo do cinema para a fotografia. Com ele poderemos criar movimento às fotografia, reforçando a profundidade de campo. Assim, as fotografias ganham outra vida

O photoshop permite trabalhar este conceito na melhor das condições. Aliás, é o próprio photoshop que se apresenta como ferramenta em todos os tutoriais que assisti. O conceito é simples de assimilar e a sua execução peca mais por demorada do que propriamente por difícil. Talvez o ponto mais importante seja mesmo a escolha de uma boa fotografia.

Passos para execução (conceitos teóricos):

  1. Abrir a fotografia no Photoshop
  2. Recortar, criando uma segunda layer, do elemento principal (separando o fundo do objeto)
  3. Criar animação na layer desejada ou, eventualemente, nas duas
  4. Exportar ficheiro para formato de vídeo
  5. Converter vídeo em GIF (com software próprio ou até mesmo recorrendo a sites específicos para o efeito)

A título de exercício, utilizei uma fotografia dos meus filhos à porta do Estádio do Dragão… O resultado é o seguinte:

 

 

Obviamente que o tamanho final do ficheiro pode ser uma entrave, uma vez que é convertido a partir de um vídeo. Contudo, e dependendo da finalidade, poderá valer a pena sacrificar o tamanho.

Podem encontrar alguns tutoriais sobre esta técnica neste link

Artigos que podem interessar