Blog OPINIÃO

As vantagens e desvantagens da fotografia por smartphone

Assumidamente temos uma paixão pela fotografia por smartphone. Porém nunca abordamos o tema sob a perspetiva das suas vantagens e desvantagens…

A fotografia faz-se com o equipamento disponível. Seja por smartphone, por uma câmara instantânea ou com uma DSLR, todas têm vantagens e desvantagens. Por agora, vamo-nos centrar apenas na fotografia por smartphone…

Antes de mais é importante salientar que a fotografia por smartphone não deve ser comparada com aquela que é praticada com máquinas normais. Melhores ou piores, são equipamentos concebidos com o intuito de captar sentimentos e retratar histórias. O smartphone tem como objetivo principal a comunicação. Apenas por se ter tornado um elemento capaz e de fácil utilização, damos-lhe importância… Não deixando de ser fotografia, preferimos mantê-la num patamar diferente.

Vantagens

A principal vantagem da smartphoto é, sem dúvida, a comodidade. O facto de termos uma equipamento sempre à mão, com tamanho reduzido capaz de ser transportado em qualquer bolso, faz do smartphone uma alternativa a considerar.

Enquanto equipamentos digitais e cada vez mais aproximados a verdadeiros computadores portáteis, permitem a utilização de inúmeras ferramentas de edição de imagem. Se a isto aliarmos a capacidade comunicacional de utilização da internet, aproxima-nos das Redes Sociais de uma forma como nenhum outro meio.

A diversidade de dispositivos, enquanto marcas e modelos, permitem uma maior globalização e um acesso mais facilitado a todos. Quase toda a gente tem acesso a um smartphone. Com preços capazes de competir (e vencer) com qualquer máquina fotográfica, o acesso à fotografia e à capacidade de fotografar cresceu de forma vertiginosa.

Mais, … O facto de cada smartphone possuir apenas uma distância focal, obriga a trabalhar a criatividade e a composição.

Voltando à capacidade de partilha online de fotografias, queremos salvaguardar a capacidade de lucrar com a fotografia. O ego pode ser trabalhado com o número de seguidores que cada um tem nas diferentes Redes Sociais, mas isso são questões pessoais das quais não nos interessa falar. Já aqui abordamos a possibilidade de lucrar com a fotografia e o smartphone liberta-nos do “estúdio digital” comummente utilizado na fotografia tradicional.

Por último, gostávamos de abordar a inexistência de custos de manutenção. Um smartphone não requer limpeza de sensores ou de substituição de cortinas. Antes, pelo preço de uma reparação/limpeza desse tipo, podemos comprar um novo smartphone.

Desvantagens

Como seria de esperar, tecnicamente são mais as desvantagens do que propriamente as vantagens existentes. A impossibilidade de, na grande parte dos dispositivos, realizar zoom, que não seja digital (e refira-se que é preferível nem sequer o usar) prejudica a concretização de determinadas ideias. O que é uma vantagem pode ser também o contrário…

A qualidade da fotografia é incomparavelmente inferior. Contudo, é possível captar fotografias de qualidade com smartphone, mas aí falamos de equipamentos que têm um custo muito aproximado às vulgares DSLR. Neste caso, a nossa escolha recai obviamente sobre as câmaras “normais”.

E a luz? A principal inimiga da fotografia por smartphone… Quando fotografia é luz e é esse mesmo elemento que prejudica a qualidade neste dispositivo móvel, não há muito a dizer. Ser-nos-á obrigatório utilizar uma alternativa para a noite ou para os dias mais cinzentos. Smartphones e pouca luminosidade não “casam”…

Uma vez que a principal função dos telemóveis e a realização de chamadas e o envio de mensagens, a probabilidade de distração é elevada. Não apareça uma menagem de Facebook, WhatsApp ou uma partilha de um Instragram, ou perdemos a capacidade de fotografar algo que, provavelmente, poderá não estar mais disponível.

Por último, embora não sejam estas as únicas desvantagens a considerar, temos a ergonomia. Quer dizer, … a falta dela! O aspeto totalmente liso e, em muito dos casos, escorregadio dificultam a boa utilização do equipamento. Não há harmonia entre o objeto e o corpo humano. Neste campo, há ainda um longo percurso a percorrer.

Conclusão

Para melhor esclarecer o aspeto da fotografia por smartphone, temos de desaconselhar a compra de um telemóvel com o propósito fotográfico. Não negamos que, em termos pessoais, a capacidade e a qualidade fotográfica é o principal aspeto a considerar na compra de um smartphone. Ainda assim, temos bem presente as vantagens e as desvantagens que este nos traz. Nem por isso deixamos de gostar e dar valor à smartphotography… Simplesmente adoramos!

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário