Blog GUIAS RÁPIDOS

Vamos começar? Que material devo ter para me iniciar na fotografia?


Tempo de Leitura: 2 minutos

A fotografia é um desporto caro. Contrariamente ao que nos querem fazer crer, não é o modelo mais avançado que nos traz a melhor qualidade. Vamos começar, vamos devagar… Mas então, que material devo ter para me iniciar na fotografia?

Se vamos começar a fotografar, o melhor é irmos com calma. Independentemente de termos muito ou pouco orçamento, o importante é termos o material adequado à nossa capacidade e ao nosso conhecimento. Se nos estamos a iniciar nesta atividade, é normal não termos perícia e perspicácia para trabalhar com material, por exemplo, manual. Assim, e como “Manual para Iniciantes”, este artigo apresenta os melhores artigos a comprar.

Lente

É certo que não precisamos de uma DSLR para fotografar. Há câmaras compactas, bridge ou até mesmo smartphones que fazem o trabalho de forma competente, mas se queremos (ou pretendemos) evoluir, o melhor é começarmos a pensar a sério.

As lentes são, provavelmente, a melhor opção no que respeita a investimento em material fotográfico. Para começar, achamos que todos devem ter uma 50mm f/1.8. São vários os artigos que já escrevemos relativamente a este equipamento, é uma questão de pesquisarem um pouco e … encontrarão.

Acessórios de qualidade

Nem só de câmaras e de lentes vive a fotografia. Equipamentos como Cartões de Memória ou Baterias extra devem ser considerados. É fácil entusiasmarmo-nos a fotografar. Se não nos conseguimos controlar, rapidamente ficaremos sem espaço de memória e sem bateria. Assim, e a um custo relativamente acessível, conseguimos comprar cartões de memória rápidos e baterias (mesmo compatíveis/da concorrência) que nos devolvem a tranquilidade para fotografar mais e mais….

Tripé

Acessório de muitos adeptos. Há-os a preços exorbitantes, mas por outro lado, há alguns a preços bem acessíveis e que cumprem com o propósito.  Uma vez inexperientes (ou até para alguns com largos anos de fotografia), a estabilidade fica comprometida. Se falarmos em fotografia noturna, então a coisa fica um pouco mais séria. Neste caso, um tripé pode vir a ser o nosso melhor amigo. Mesmo que considerem ser um acessório “pouco jeitoso”, escolham uma versão mais compacta e portátil, mas não deixem de o colocar na mochila.

Mochila/Saco

O normal para transporte do material fotográfico é comprar uma mochila ou uma slingshot. Contudo, e porque é realmente importante protegermos o equipamento, não só no transporte, mas também dos olhares alheios, há outras soluções que podemos contemplar e que poderão ficar mais em conta. Há tempos criamos uma pasta personalizada para transporte do nosso equipamento. De uma forma ou de outra, desde que se adaptem à sua utilização, podemos escolher várias configurações e, por conseguinte, vários preços.

Software de edição

A fotografia só está concluída quando acharmos que está perfeita. Mesmo que não tenhamos conseguido captar a essência da imagem à primeira, devemos recorrer a programas de edição para pequenas (ou grandes) correções. De pagos a gratuitos, várias são as opções que podemos e devemos considerar antes de nos fidelizarmos. Experimentem, vejam qual consideram mais intuitivo e, então aí, usem-no. Escolham com tempo e com paciência. Dica: Usem as trial versions para experimentarem antes de comprar.

 

Ler Também:


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia