Blog GUIAS RÁPIDOS INSPIRAÇÃO

Utilização criativa das Redes Sociais (Instagram)


Tempo de Leitura: 3 minutos

A publicação de fotografias nas Redes Sociais é uma ação tão obrigatória como o ato de fotografar. É importante divulgarmos o nosso trabalho e as Redes Sociais são um dos melhores veículos de divulgação existentes. Devemos usá-las, mas sempre que possível, de forma diferente!

A utilização das Redes Sociais serve para nos publicitarmos e para publicitarmos o nosso trabalho, já foi dito anteriormente. Contudo, e mesmo que tentemos primar pela diferença, não será apenas no conteúdo disponibilizado, mas também na forma como apresentamos o trabalho.

Pessoalmente, prefiro continuar o formato 1×1, no Instagram. Já é uma lacuna (?) que foi ultrapassada há algum tempo, mas os posts “quadrados” são algo que pessoalmente me agrada. Mas como publicar outras fotografias que são, necessariamente, maiores ou não primam pela capacidade adaptativa da forma?

O Instagram permite brincar… É comum percebermos que alguns utilizadores usam cada post para compor uma imagem maior. Eu explico! Cada imagem é uma publicação independente. Contudo, se consultarmos o perfil de alguém, vemos as suas últimas publicações, em miniatura, num conjunto de 3 colunas por 3 linhas. Assim, temos um quadrado maior que o original (de cada post). Vejam a imagem seguinte que ilustra o que aqui referi.

Imagem retirada da Internet

 

O efeito é engraçado, mas o problema é quando começamos a colocar mais uma imagem, ou duas. todo o puzzle fica desconfigurado, já para não falar de que ao abrirmos cada imagem/post individualmente muitas podem não fazer sentido isoladamente.

Não deixando de ser uma opção que “dá nas vistas”, há ainda outras alternativas de utilizarmos o Instagram de forma criativa. Isto leva-nos à utilização de uma outra funcionalidade que é a capacidade de enviarmos, num mesmo post, várias imagens, criando uma história.

História ou Carousel

Uma história é a utilização de várias (até 10) imagens na mesma publicação (contudo, o Instagram chama-lhe Carousel). Assim, rapidamente podemos apresentar várias etapas de uma história ou de um acontecimento. Por exemplo, num concerto de música, os OCS (órgão de comunicação social) usam o carousel para, numa mesma publicação, publicarem várias fotografias da reportagem. O mesmo acontece com um fotógrafo de casamentos, ou de um outro evento qualquer.

Publicar é importante e fazer com que os utilizadores/leitores/seguidores vejam as publicações não deve ser uma ação que requeira um manual de utilização. Por outro lado, alguém se lembrou de usar o conceito de carousel de diversas outras formas:

História

Esta é a opção mais básica. Um processo de criação de um produto qualquer pode ser ilustrado com várias imagens de cada uma das etapas. Através da publicação de (até) 10 fotografias, cada um pode contar a sua história. Um making of de uma sessão fotográfica ou de uma fotografia em particular; o processo de criação ou de pós produção de uma fotografia, … tudo o que possamos imaginar!

Antes e Depois

Uma das formas mais engraçadas de aprendermos fotografia é vermos o “antes” e “depois”. As Redes Sociais têm vindo a ser usadas para esse fim. Há no Instagram uns quantos fotógrafos que apresentam o local e a foto final. Este processo pode ser usado com recurso ao carousel. É apresentada a fotografia conforme foi feita e, deslizando o dedo da direita para a esquerda, aparece a mesma fotografia tratada.

Se tivermos o cuidado de usar a mesma fotografia, cortada da mesma forma, nos mesmo locais, ao deslizarmos o dedo a imagem não mexe. Ou seja, o importante aqui é fazer com que a distração do utilizador seja focada apenas para os efeitos de pós produção.

Panoramas

Considerando de a navegabilidade entre fotografias de um carousel é feita horizontalmente, uma das fortes possibilidades que temos a explorar é a publicação de panoramas. À semelhança como o que acontece no Facebook com as publicações 3D, o Instagram “permite” que possamos agora apresentar aquelas imagens que, cortadas, perdiam o sentido.

Para isso, a forma mais fácil e rápida de conseguir o efeito desejado, é usar o tutorial seguinte:

 

Esta é, com certeza, uma das opções que passarei a experimentar (até para ver como reage o meu público). Façam o mesmo, usem o Instagram de forma criativa. Se conhecerem outras formas de o fazer, disponibilizem em comentário.

 

Ler também


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia