GUIAS RÁPIDOS

Upload “imediato” para as Redes Sociais


Tempo de Leitura: 3 minutos

É inegável a relação estreita existente o mundo da fotografia e as Redes Sociais… facebook ou instagram, bom como outras menos famosas, têm a possibilidade de permitir a partilha do fotografias. Aliás, é esta a principal função das Redes Sociais para muita gente.

Se, por um lado, podemos utilizar o facebook num computador (portátil ou de secretária), o instagram é para uma utilização mais móvel. É possível acedermos ao instagram num qualquer computador, mas o envio e disponibilização de imagens é possível apenas através de um dispositivo móvel.

Imaginem que estão no meio de uma sessão fotográfica, num evento ou numa situação em que possa ser imperativo a partilha imediata de uma qualquer fotografia que acabaram de tirar… Como fariam? Imaginem agora que não têm um computador para partilhar o vosso trabalho… Existem essencialmente duas possibilidades de contornar esta situação, mas que passam pela compra de um acessório e/ou de uma máquina com mais capacidades… Calma!!! Não quero dizer que é preciso comprar uma máquina nova! Existe, como disse, um acessório capaz de ajudar nesta tarefa: o Eye-Fi

images

O cartão Eye-Fi é um cartão SD que tem como principal funcionalidade permitir o envio, via Wifi, dos ficheiros existentes no mesmo dispositivo. Ou seja, quando tiramos uma fotografia, passamos a ter um registo físico (ficheiro) no cartão de memória da Câmara. Este cartão de memória tem, para além da normal capacidade de armazenamento, a possibilidade de transmissão por Wifi dos ficheiros. Esta poderá ser a solução ideal para quem tem máquinas menos potentes e sem a capacidade de Wifi interna.

Há modelos de câmara, por exemplo a Cano 70D, que têm incorporada a mesma função Wifi.

Canon_EOS_70D_price_specs_release_date_EOS-70D-Lifestyle-13

Esta função serve para o mesmo que o descrito anteriormente para o cartão Eye-Fi. Como seria de esperar, as possibilidades permitidas pela câmara (esta em concreto, não tendo a certeza de que todas as outras com Wifi permitam o mesmo) possibilita a partilha do(s) ficheiro(s) para smartphone, computador, impressora, “cloud”, …

1373.IMG_6288_25B5575A

Independentemente da solução utilizada, só necessitamos de ter um smartphone, com ligação wireless (para ligar com a câmara) e 3G (para a partilha da fotografia nas Redes Sociais). Com o aplicativo correcto – dependendo da solução utilizada – facilmente enviamos o ficheiro da câmara para o nosso smartphone, e deste para o facebook, instagram ou outra Rede Social.

Canon-EOS-70D-Built-In-Wi-Fi

É necessário ter conhecimento prévio do funcionamento de um sistema destes para que não falhe “na hora da verdade”. Uma vez transferida a fotografia desejada para o smartphone, o upload para o facebook ou instagram é feito do método tradicional.

Com uma solução deste tipo, o profissionalismo do vosso trabalho é elevado (quase) ao expoente máximo. De uma forma imediata, poderão ter imagens com qualidade superior à da vossa concorrência num espaço de tempo mais curto. Se estivermos a falar de um evento onde são os únicos fotógrafos, a questão do “chegar primeiro” não se coloca, mas se (por exemplo) estiverem a fotografar um concerto para uma agência ou blog, o facto de o espetáculo continuar o seu decurso normal e vocês já terem disponibilizado algumas fotografias com qualidade poderá jogar a vosso favor. Mas atenção! Lembram-se que a fotografia termina (apenas) após a edição… neste caso, tenham a certeza de que a(s) fotografia(s) disponibilizada precisa de pouco (ou nenhum) tratamento, para que a diferença entre a imagem publicada e a final seja a mínima possível.

Pessoalmente ainda não experimentei esta solução, mas assim que tiver possibilidade é, com certeza, algo que colocarei em prática. Será uma função que, além de dar “nas vistas”, valorizará a utilização de soluções alternativas, mais tecnológicas, em prol de um resultado final e da melhoria da imagem profissional.


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário