GUIAS RÁPIDOS

Um site para fotografia: A prática!

wordpress-site

Tempo de Leitura: 2 minutos

Existe todo um mundo para além da fotografia. Nós, amadores, sofremos de um mal comum: orçamento reduzido! Não exercendo de forma profissional esta atividade que tanto prazer nos dá – e por “profissional” quero dizer rentável, sustentável e que nos permita viver confortavelmente do seu resultado – deveríamos conseguir, pelo menos, marcar uma posição, ocupar o nosso espaço, por muito reduzido que ele seja.

Conheço alguns que, mesmo amadores, têm trabalhos de elevada categoria. Contudo, por medo, baixa auto-estima e sentido crítico, falta de tempo ou necessidade de garantir um rendimento mensal estável, não apostam no dom, mas sim no preenchimento de uma posição no mercado de trabalho. É fácil falar quando não sabemos as razões que tocam a cada um e que os obrigam a tomar as decisões que tomam…

Para mim e para todos os outros que se possam rever nesta situação ou em situação semelhante, darei início a uma série de artigos, às quartas, que vos ensinarão a criar um site “profissional” para apresentar o vosso trabalho. Aqui, “profissional” é uma cortina atrás da qual nos devemos esconder para competirmos em grau de igualdade com os restantes players. A internet dá-nos capacidades extraordinárias e coloca-nos no pedestal que escolhermos. Se desenvolvermos um site cuidado, com uma boa comunicação visual, intuitivo e prático, arriscamo-nos a ser conotados como profissionais de topo, mesmo sem conhecerem a nossa “pequenez”. Por outro lado, se nos descuidarmos na apresentação de um site nesta área que muito deve à qualidade da imagem, mesmo bons, seremos encarados como pouco profissionais, de trabalho mediano e muito provavelmente passaremos a ser uma segunda escolha!

Já falei na importância de cada fotógrafo se tornar num fotoblogger, em ganhar dinheiro com a fotografia, e nos benefícios das redes sociais para o negócio. Agora pretendo ensinar-vos/acompanhar-vos no desenvolvimento de um site onde poderão apresentar o vosso trabalho, disponibilizar meios de vos contactarem e, até mesmo, venda de fotografias online. Tal site será desenvolvido na plataforma wordpress e, sempre que possível, tentarei usar (ou enunciar) soluções low cost ou gratuitas para cada situação.

A evolução do trabalho poderá ser completada de acordo com as necessidades que apresentem e desde que sejam consideradas pertinentes para o caso. Desde o registo do domínio, à escolha do alojamento, ao download do software, sua instalação e configuração. Escolha de plugins (explicarei na altura devida) e configuração de uma solução prática e eficaz. Embora possa abordar técnicas de SEO que vos ajudaram a melhorar a projeção nas buscas online (google), esta não será uma das tarefas onde me focarei com muito empenho.

Aproveitem desde já para me enviarem as vossas dúvidas ou desejos de modo a que a planificação as possa ter em consideração. Usem o email ou a página de Facebook!


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia