Blog DESAFIOS

Tirar fotografias sem qualquer lente


Tempo de Leitura: 2 minutos

Quando falamos em fotografar, vem-nos à cabeça um conjunto de dois elementos: câmara + lente. Contudo é possível fazê-lo apenas com o primeiro elemento…

Para quem tem sensibilidade e experiência nestas andanças, é fácil de perceber do que estamos a falar. Para os mais distraídos, resta referir que estamos a falar de um método fotográfico, sem lente, que tem o nome de pinhole.

O pinhole é, como o próprio nome indica, uma forma de fotografar através do buraco de uma agulha. É um sistema antigo, que remonta quase aos primórdios da fotografia. Permite explorar as capacidades fotográficas de um equipamento caseiro, bem como a melhor compreensão dos elementos constituintes da fotografia, nomeadamente a luz!

Adorado por saudosistas e puristas, o pinhole é um excelente exercício para a evolução de qualquer fotógrafo. Já aqui abordamos o tema, tendo inclusivé, ensinando a criar um sistema deste género com a vossa própria DSLR. Curioso foi também perceber o interesse/desejo de alguns fotógrafos (nomeadamente da dupla Menino Conhece Menina) que, em entrevista, revelaram ter vontade de usar pinhole nos casamentos.

Por ser barata, tirando o facto de usar rolo, qualquer pessoa pode construir a sua própria solução/modelo. Há quem faça câmaras a partir de caixas de fósforos, latas de Coca Cola ou outro qualquer objeto que facilmente podemos encontrar à distância de um olhar.

Pela mesma razão, a aprendizagem pode ser feita de uma forma totalmente grátis, mais uma vez salvaguardando a utilização do filme e dos custos que a sua revelação acarretam. Para iniciantes e experientes, longe de qualquer forma de tecnologia o processo incute no fotógrafo o total controlo do processo. Nada de exposições automáticas ou autofoco. Quase como, em pleno século XXI, nos encontrarmos perdidos na selva; sem telemóvel, isqueiro ou até mesmo uma muda de roupa.

Para os mais curiosos, fiquem com a referência da câmara Zero Image. Um revivalismo em forma comercial, com custos elevados para quem procura a forma mais barata de o fazer, mas ainda assim um produto com qualidade e design interessantes.


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário