GUIAS RÁPIDOS

5 Tendências fotográficas para 2016


Tempo de Leitura: 4 minutos

Moda! A moda é lixada… Obriga-nos a alterar todo um conjunto de soluções que foram minuciosamente pensadas e desenvolvidas até atingirem o seu estado final. A moda dita toda uma geração e conduz à cópia de modelos, moldando e canalizando estilos próprios em prol do que está… na moda! Mas a moda não é moda se não houver tendências!

As tendências são testes de validação da moda. Se as tendências tiverem adesão, a moda pega; caso contrário serão esquecidas. As modas são cíclicas e, portanto, sabemos que daqui a uns anos tudo voltará a ser (outra vez) como eram. Tirando o fator tecnológico, um tendência terá uma nova possibilidade de vingar!

Na fotografia, o cenário não muda muito. O objetivo é marcar a diferença, a ver se “pega”, criando uma tendência… Caso a aceitação se venha a verificar em larga escala, a tendência passa a moda e … perde a piada! Está então na altura de criar uma nova tendência.

 

Propostas de Casamento

A fotografia de casamento é uma área da fotografia onde se consegue ganhar muito dinheiro. Está sobrelotada de fotógrafos, mas ainda assim, quando se é bom compensa! Com o congestionamento do mercado de fotógrafos de casamento, esta é uma área onde as tendências tendem (desculpem, e permitam, o pleonasmo) a ser em maior número.

O casamento começa com o noivado, e se já é comum fazerem-se sessões de solteiro, fotografar a proposta de casamento é algo de arriscado.

 

wedding-proposal

Proposta de casamento

 

A proposta de casamento, independentemente de ser registada ou não, deve ser um momento solene e, acima de tudo, de surpresa. Ela, mesmo que pense que “pode acontecer”, não deverá desconfiar da altura certa. Assim, é necessário criar uma envolvência misteriosa e combinada com antecedência de modo a que a presença do fotógrafo não seja estranhada.

 

Contraluz

A luz faz parte da fotografia. Aliás, fotografia é luz! Jogar com variáveis de forma invulgar revela um resultado diferente do esperado. A luz deve iluminar o sujeito e não deve ser (tradicionalmente) usada como elemento de composição. Obviamente que esta técnica é já muito usada, mas ainda assim continua em voga como tendência artística em determinado tipo de fotografia. Mais uma vez, são raras as fotografias em contraluz de noivas, ou noivos! Como disse anteriormente, esta é a área onde se criam mais tendências.

 

back-light

Contraluz

 

Trash the Dress

Já não é tão novidade como era há cerca de 2 ou 3 anos… Um conjunto de fotógrafos “fora da caixa” resolveram dar um novo destino ao vestido da noiva. Em vez de permitirem que fosse guardado (quase) imaculadamente para uma (nunca) utilização futura, talvez fosse boa ideia fotografar os noivos em situações que, em condições normais, fossem desconfortáveis. O trash the dress tornou-se vulgar e agora praticamente todo o fotógrafo de casamento tem ideias diferentes para a sessão fotográfica do dia seguinte ao casamento.

 

trash-the-dress

Trash the Dress

 

 

Instagram

Rede social que cada vez ganha mais adeptos, o Instagram passa a ser um ponto de passagem obrigatório. Com uma filosofia diferente do facebook, passa a ser cada vez mais usual a utilização desta plataforma para partilha de momentos. A utilização de hashtags permite marcar, ou categorizar, cada fotografia de acordo com áreas de classificação distintas, mas que agrupam fotografias do mesmo género/tipo, permitindo e facilitando a pesquisa de fotografias subordinadas a um mesmo tema. Assim, e ainda que com um índice de fotografias associadas de reduzido número, a criação de hashtags com referência ao evento em questão é uma das fortes tendências fotográficas.

Polivalente em termos de aplicabilidade, vamos continuar nos casamentos como mero exemplo para a utilização desta rede social. É comum, na entrada da festa, haver um quadro ou um placard com o hashtag escolhido pelos noivos. Assim, cada um que queira recolher a sua fotografia e partilhá-la com os demais presentes (ou ausentes, uma vez que a utilização do instagram é publica) só tem de, no meio de todos os hashtags utilizar o escolhido.

 

instagram-share

Instagram de eventos

 

 

Cabines fotográficas

Não são muito utilizadas em Portugal, mas as cabines fotográficas podem ser introduzidas em qualquer local sem grandes custos. Obviamente que a utilização e a presença de uma cabine fotográfica faz mais sentido integrada num contexto engraçado: uma festa de aniversário, uma reunião anual de alunos ou colegas de trabalho, … etc.

Devido à configuração que assumem, as cabines fotográficas são muito procuradas para dar asas à imaginação. Com recurso a adereços ou simplesmente a posições menos “normais”, os resultados provenientes das cabines fotográficas são, na sua maioria, cómicos e até mesmo embaraçosos.

Se a uma solução destas juntarmos a possibilidade de upload imediato para as redes sociais, temos o resultado inegável do sucesso do evento.

 

photo-booth

Cabine fotográfica

 

Estamos sempre atentos a novas soluções, ideias ou tendências que possam surgir. Muitas delas não passarão de meras tentativas de protagonismo, mas outras farão furor e, porque não, conseguirão o estatuto de “moda”. Enviem-nos os vossos comentários


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário