Blog GUIAS RÁPIDOS

Street Photography: (Não Mais) Um “Bicho Papão”


Tempo de Leitura: 2 minutos

Street Photography é a recolha de fotografias do dia a dia. Tanto que acontece ao nosso redor e merece ser registado. Contudo, há questões que lhe conferem uma qualidade “especial”.

Fotografar estranhos na rua não é uma prática muito comum. Há muitos que o fazem, mas nem todos gostam de ser fotografados sem autorização. questões como a legalidade e os direitos autoriais da fotografia são discutíveis e não vale a pena entrarmos em litígio com ninguém. Na Street Photography fotografamos essencialmente estranhos e nem sempre é fácil chegar até eles.

Se ainda assim quiserem experimentar e evoluir na Street Photography, então fiquem com estas 5 dicas para começarem a sentir-se um pouco mais à vontade.

Peão em Fundo Branco

Posicionem-se num local onde possam ser quase invisíveis. Escolham uma parede branca ou o mais neutra possível e aguardem a passagem de um transeunte. Experimentem diversas velocidades para dar o efeito e arrasto à “personagem”. Joguem, na pós produção, com o preto e branco e/ou a cor. Vejam a melhor opção.

Fundo em Movimento, Peão Imóvel

Outro exercício que podem fazer é praticar o oposto ao que referimos anteriormente. Identifiquem um indivíduo imóvel e fotografem enquanto carros, autocarros, comboios, metro, … passam por detrás dele. Mais uma vez, experimentem várias velocidades e joguem com o preto e branco.

Escadarias

Estações de Metro, Centros Comerciais ou outros local onde existam escadarias são perfeitos para praticarmos Street Photography. Coloquem-se atrás do(s) indivíduo(s) e fortografem-nos a subir ou a descer.

Utentes de Transportes Públicos

O melhor é esperarem pelo anoitecer. O contraste da escuridão exterior com a claridade dentro dos Transportes Públicos cria um efeito maravilhoso. Captem as expressões despreocupadas de quem anseia uma chegada a casa.

Silhuetas

Virem-se em direção ao sol e aguardem que alguém interrompa o espaço vazio. No momento em que a luz solar ficar cortada pela passagem de alguém, disparem! O excesso de luz criará apenas a silhueta de quem passa à vossa frente.

 

 


Artigos que podem interessar

1 Comentário

    Deixe um Comentário