REVIEWS

Review: ShoulderPod S1


Tempo de Leitura: 5 minutos

Não é segredo que este projeto pretende impulsionar a utilização de smartphones para a prática da fotografia diária. Temos vindo a insistir que a fotografia é o olhar do fotógrafo e não o equipamento usado.

Outra verdade inegável, quer queiramos quer não, é que a utilização do pau de selfie veio melhorar a qualidade de algumas fotografias. Há mais controlo sobre o enquadramento, mais estabilidade e segurança no apoio do dispositivo, aumentando também o campo de ação. Contudo, a qualidade dos materiais deixa muito a desejar… Eu não colocaria um telemóvel de gama alta num dispositivo daqueles! talvez até tenha segurança e seja resistente, mas prefiro que sejam os outros a fazer os testes…

Falei, no artigo “Distrair para fotografar (crianças)” na utilização de um smartphone em cima da câmara fotográfica como forma de criar distração e “obrigar” a criança a olhar para a câmara de forma natural.

Smartphone como modo de distração para crianças

Smartphone como modo de distração para crianças

Esse suporte poderia muito bem ser a parte superior, o suporte propriamente dito, de um pau de selfie com recurso a um adaptador especifico para tal fim.

rshs-tether-tools-rock-solid-hot-shoe-adapter-MAIN

Adaptador “hot shoe” universal

Ainda assim, a solução não me parecia suficientemente profissional e procurei algo mais robusto… Infelizmente não temos, em Portugal, equipamentos capazes de fazer frente a estes “atentados à segurança e à preservação dos nossos smartphones. Contudo, e depois de contactados, a SHOULDERPOD disponibilizou-se a facultar um exemplar do seu ShoulderPod S1 para testes. Supostamente deveria ser para devolver, mas…

A SHOULDERPOD é uma empresa espanhola, de Barcelona, que desenvolve equipamento acessório para smartphones. Ainda têm poucos produtos, rondando todos eles à volta deste ShoulderPod S1 mas promete revolucionar a utilização dos smartphones para fins mais sérios – seria arriscado dizer “profissionais”…

Identificam o ShoulderPod S1 como sendo um grip para smartphone que pode assumir 3 funções distintas, mas igualmente úteis: mount para tripé, uma pega para criação de vídeos (e fotografias, acrescento eu) e uma base ou suporte de secretária.

Antes de especificarmos cada função a que o S1 se propõe, é importante percebermos o grau de dedicação colocado no desenvolvimento desta peça. Vem devidamente acondicionada numa caixa de papelão, com espuma protetora cortada de modo a que hão haja movimentação e/ou deslocação de qualquer elemento caso a embalagem seja submetida a movimentos bruscos ou quedas.

ShoulderPod S1 - Embalagem

ShoulderPod S1 – Embalagem

Composto por 3 elementos (da esquerda para a direita, de cima para baixo): uma fita de nylon que serve para colocar ao pulso aumentando a segurança do equipamentos; o suporte propriamente dito que tem um encaixe universal de tripé que vai permitir o encaixe da terceira peça – a pega!

Tal como a FOTO GURU, o pessoal da SHOULDERPOD leva a utilização de smartphones para fins lúdicos muito a sério. Considera que a massificação e a diversidade de smartphones para uso pessoal precisava de um acessório condigno.

“Todos têm um smartphone; todos os usam para tirar fotografias, independentemente se fazem dele a sua câmara fotográfica ou não! Nunca vimos nada que permitisse que o utilizador segurasse o seu smartphone de forma segura e confiante. Esse foi o nosso motivo!”

Nesse sentido, e uma vez que o smartphone pode ser encarado como uma máquina fotográfica (ver aqui o artigo sobre a utilização do iPhone numa sessão fotográfica) porque não permitir que possa ser utilizado num tripé? Uma vez que o S1 é modular, nada foi mais simples do que permitir que a união entre os componentes pudesse ser feita com um parafuso com a mesma medida universal, existente na parte inferior das máquinas fotográficas DSLR.

Enquanto pega para criação de vídeos (e fotografias), parece-me pertinente que exista uma área, próxima da zona de disparo para que, facilmente com o polegar, consigamos tirar a fotografia e/ou dar início/fim à gravação do vídeo, permitindo estabilidade enquanto seguramos com uma só mão.

Já como suporte de secretária, parece-me que quiseram arranjar desculpas para aquele módulo. Sempre que utilizamos o ShoulderPod S1, o smartphone tem de estar devidamente seguro e o suporte propriamente dito tem de ficar devidamente apertado. Ora, neste caso, não é um suporte onde simplesmente encostamos o telemóvel e o recolhemos quando queremos utilizá-lo normalmente. Aqui o módulo vem “agarrado” ao smartphone quando o levantamos, a não ser que o utilizemos mais solto…

Por falarmos neste módulo, e embora venha na caixa referenciado que é para o modelo iPhone 4/4S, ele é universal. O módulo é constituído sob uma base que funciona como um grampo que agarra o smartphone. Com recurso a um parafuso de rosca, podemos usar quaisquer smartphones que oscilem dos 48mm até aos 93mm de largura, cobrindo a maioria dos smartphones existentes no mercado. É revestido a borracha protegendo o equipamento enquanto evita “escorragadelas”…

"Cabeça" ou módulo principal do S1

“Cabeça” ou módulo principal do S1

Em resumo, parece-me um excelente produto! Pessoalmente era capaz de o comprar, até pela utilização que faço do meu smartphone enquanto máquina fotográfica secundária, não fosse o preço de mercado. 29,90€ não me parece um preço muito barato, mas pela sua robustez e segurança que dá na sua utilização, embora pudesse hesitar, dar-me-ia por feliz por ter feito uma excelente compra. Mais uma vez, não sendo muito barato, é um preço justo para o que se propõe fazer.

Vejam mais algumas fotografias do produto em estilo “lifestyle” para melhor percepção das capacidades e níveis de segurança (e, por conseguinte, confiança gerada ao potencial cliente).

Vejam também um vídeo promocional explicativo das potencialidades e das áreas de atuação do ShoulderPod S1

 



Shoulderpod S1
 

A par deste equipamento, a SHOULDERPOD dispõe ainda de dois adaptadores que expandem o ShoulderPod S1 a um nível mais profissional, permitindo a acoplação de acessórios para uma utilização ainda mais profissionais. Esperamos, em breve, poder fazer um teste e consequente review também destes dois add-ons.

Caso pretendam ter um ShoulderPod poderá fazê-lo de 3 formas distintas: aguardar pelo passatempo FOTO GURU reservado para MUITO BREVE (amanhã, mas não comentem com ninguém…), encomendar através da FOTO GURU ou diretamente com a marca no site oficial.


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia