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Queres vender as tuas fotografias? Então lê com atenção!


Tempo de Leitura: 3 minutos

A fotografia, per si, não te traz a satisfação plena se não for efetivada. Vender fotografias é importante para manteres o foco, bem como para evoluíres na área onde queres marcar presença.

Vender fotografia não é tão simples como dizem. Ou és contratado para um serviço ou dificilmente terás uma encomenda, por muito boas que sejam as tuas fotografias.

Há várias coisas que te podem ajudar a efectivares uma venda e a manteres o lucro no trabalho. Estas são algumas das ações que deves levar a cabo para sair do ram ram tradicional e elevares o teu trabalho a um outro nível.

Exposições

Se tens um tema que gostas particularmente de trabalhar, nada melhor tens a fazer senão expores publicamente.

As exposições podem ser feitas de várias formas, em vários locais. Tens as galerias, os centros fotográficos ou mesmo os locais mais banais como cafés, restaurantes e bares.

Tens, com certeza, conhecimentos em qualquer um destes negócios (principalmente num destes 3 últimos). Não te iludas, o mais provável é não realizares qualquer vendas nas primeiras exposições /depende também do tipo de frequentadores do espaço vs o tema que escolheres para expôr).

Vejo muitos colegas e amigos a levarem adiante este pequeno grande ato e a criarem a sua própria exposição. Lembro-me particularmente de um, brasileiro, que viveu durante um par de anos na capital. Regressado ao país natal, expôs os registos captados durante a sua curta presença em território luso.

Bem ou mal, com muito ou pouco sucesso, o importante é que no meio de tanto clique, há certamente umas quantas fotografias que ficariam bem em quase qualquer casa, como elemento decorativo.

Socialização/Networking

Não estamos sozinhos no mundo, não somos auto suficientes. Ter boas fotografias é tão importante como ter potenciais compradores e/ou clientes.

A relação interpessoal é bastante importante na divulgação do nosso trabalho. Não bastam as Redes Sociais, não basta investir em publicidade. Os livros coninuam a dizer que não há melhor forma de nos darmos a conhecer do que o boca a boca. A referência de quem já experimentou/usou os nossos trabalhos é um dos principais canais de vendas.

Imprensa

Conhece as principais publicações impressas para cada um dos assuntos do teu interesse. Compra uns quantos exemplares, recolhe os contactos editoriais e prepara o teu potefólio de modo a que sejam visíveis os teus trabalhos.

Enceta contactos regulares para despertar a curiosidade de quem seleciona as fotografias para cada edição. Fá-lo insistentemente, mas sem te tornares inoportuno. Tenta, em cada contacto, “vender” uma nova fotografia, diferente das que já apresentaste.

Certamente que grande parte das empresas não te darão o feedback desejado, estamos num mercado onde isso acontece regularmente, mas o “não” é garantido e “pior do que o que estás não ficas”.

Trabalho de Casa

Estuda o teu público. Percebe os gostos de quem te rodeia mais de perto ou, em alternativa, encontra o público que poderá ser potencial consumidor. Seja como for, identifica-os e trabalha-os de forma a conseguires captar a sua atenção.

Através da venda direta, com uma proposta vocacionada, ou mesmo por via de convites para eventos – nomeadamente exposições que possas realizar – faz com que tenham acesso às tuas obras, potenciando o teu principal objetivo que é vender.

Formação

Aposta na evolução. É sempre mais fácil se for paga… Tem o inconveniente de termos de despender dinheiro, mas por outro lado poupamos em tempo. Uma atitude mais “preguiçosa” que te dota de conhecimentos extra, que devem ser colocados na prática.

Outra forma de aprender é acompanhares o trabalho de outros fotógrafos que dominem a área onde te pretendes inserir. Esquece os nomes, escolhe pelo trabalho. Acredita que há muitos anónimos tão bons (ou até mesmo melhores) que os fotógrafos da moda.

 

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