Blog DIY

PVC na fotografia? Saibam em que nos podem ser úteis


Tempo de Leitura: 2 minutos

Os tubos de PVC são utilizados essencialmente para a construção civil. Contudo, a imaginação dita que a fotografia tem muito a aproveitar destes tubos de plástico…

Já imaginaram utilizar produtos que não são naturalmente dedicado à fotografia, com esse fim? Já se esqueceram de que somos fãs dos projetos DIY? Já pensaram em que medidas um produto são simples e barato, como um tubo de PVC, nos pode ser útil na fotografia?

Pois bem, andamos a navegar pela internet e percebemos que existem essencialmente 3 projetos que são recorrentes no mundo da fotografia e que usam tubos de PVC.  Temos os tripés, sliders e derivados; os cenários/suportes para fundo infinito e os sistemas de proteção de lentes.

Fundo Infinito

A construção de light boxes já foi abordada por nós em dois artigos (aqui e aqui). Aliás, no segundo artigo já está uma fotografia de uma estrutura criada com tubos de PVC.

Suporte para fundos

Os fundos são muito utilizados para o retrato. Ora um painel de cor, de padrões diversos ou simplesmente branco. São grandes pedaços de papel ou tecido que, pela sua extensão, podem ocupar mais espaço do que se desejava. Assim, enrolado em tubos de PVC que, presos numa plataforma suspensa, permitem enrolar e desenrolar-se de forma a serem utilizados a prazer.

Tripés ou Monopés

A criação fica à mercê de cada um. Existe um sem fim de tutoriais sobre a criação de suportes para as câmaras fotográficas. Consultando o youtube há todo um “mundo” de opções para todos os gostos e feitios.

Objetivas

Criar um sistema de arrumação prático e eficaz é o desejo de qualquer fotógrafo. A razão deste artigo é exatamente esta… Percebi que os tubos de PVC, uma vez forrados com esponja que se pode comprar numa qualquer loja de materiais de construção, são uma excelente alternativa para proteger as nossas lentes. Apenas temos de ver o diâmetro do tubo que precisamos para cada lente e cortar à medida.

 

A utilização de materiais extra fotografia continua a ser considerada para soluções práticas, fiáveis e (acima de tudo) baratas.


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia