OPINIÃO

À Prova de Água – A solução ideal


Tempo de Leitura: 3 minutos

Há cenários e “coisas” que simplesmente não se conjugam; água e equipamento fotográfico são um exemplo mais do que óbvio. Há também o ditado que diz que “o fruto proibido é o mais apetecido“. Assim sendo, é legítimo sonhar com fotografias em locais como … o mar! Mesmo havendo máquinas resistentes à água, não significa que seja à prova de água…

A resistência, normalmente, diz respeito à tolerância a uma quantidade de água superior à dos equipamentos tradicionais. Há soluções para captação de imagens (foto e vídeo) nas condições anteriormente referidas. A GoPro é a referência, mas nem por isso lhe compete (na minha humilde opinião) capacidades comparativas com qualquer DSLR; cada coisa no seu lugar! É óbvio que para uma brincadeira, serve perfeitamente, mas se queremos desenvolver um trabalho mais sério, a coisa pia mais fininho!

Eu, por exemplo, fui resistente às condições adversas e fiz, durante alguns anos, fotografia de vela. Sempre cuidadoso com o material, usei algumas vezes um sistema de proteção contra água (salpicos) que passava pela utilização de um saco plástico a fazer de sistema de impermeabilização. Mas tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia há-de partir! Infelizmente, tinha eu acabado de comprar a minha 70D, numa troca de lentes em condições supostamente seguras, vem uma onda que insistiu provar-me que as máquinas fotográficas não são à prova de água! Fiquei sem o meu brinquedo… Haja pelo menos algum peixinho que a tenha encontrado e feito dela um quarto privado.

Obviamente que, como devem calcular, o meu estado de espírito se alterou de tal forma que penso ainda não me ter refeito por completo. Mas a vida continua e, independentemente das adversidades, lá consegui comprar uma nova máquina. O próximo passo era conseguir algo que me protegesse de uma situação semelhante, até porque já ambicionava tirar fotografias (também) debaixo de água.

Pesquisei na internet e percebi que a solução mais vantajosa e fiável, levando em consideração a relação preço/qualidade era a AQUAPAC. A AQUAPAC é uma marca que disponibiliza soluções à prova de água para diversos equipamentos. Telemóveis, tablets, câmaras fotográficas de vários tamanhos, mais e/ou menos profissionais… há para todos os gostos.

 

aquapac-tablet

AQUAPAC – Bolsa à prova de água para Tablet

 

São inúmeros, os videos de demonstração destes produtos que circulam no youtube. Umas reviews de profissionais, outros de indivíduos (clientes/utilizadores) que fazem questão de mostrar a qualidade do produto.

Para quem já conhece a AQUAPAC – que já chegou a estar disponível em Portugal –  não há muito a dizer para os convencer de que é um produto “must have“; já para os mais desconfiados, desafio-vos a consultarem o youtube. Verão utilizações diversas, umas mais “normais” que outras, mas tendo sempre em linha de conta que, com AQUAPAC nunca teria ficado sem a minha 70D. Na pior das hipóteses – e porque tenho a sorte de fazer mergulho – ia buscá-la ao fundo. Com o equipamento de GPS que está instalado no Zebro (bote) saberia exatamente onde tinha de mergulhar.

 

waterproof-aquapac

AQUAPAC – Fotografa em qualquer lugar, à prova de água

 

Lamentações à parte, resta-me perceber agora quais serão as melhores posições para tirar a fotografia. Despreocupado com a questão da impermeabilização, a AQUAPAC oferece-me a proteção à prova de água que me faltou naquele trágico dia. Não! Não tenho qualquer acordo com a marca, nem percentagem nas vendas; simplesmente quero partilhar convosco uma situação menos feliz que tive o prazer de vivenciar.

Enfim, para os mais interessados, não deixem de consultar uma lista de dicas que a própria marca disponibiliza para melhor utilização.


Artigos que podem interessar

1 Comentário

Deixe um Comentário

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia