Blog DESAFIOS

Projeto fotográfico para evoluir fotograficamente


Tempo de Leitura: 2 minutos

Por vezes sentimos a necessidade de nos contrariarmos. É preciso criar um projeto diferente, com regularidade, para não esmorecermos na fotografia e mantermos uma evolução positiva.

Cada projeto fotográfico é um excelente contributo para nos mantermos … em forma! A forma física é importante, mas é da nossa capacidade de reagir a situações que falamos aqui. Os bloqueios são o nosso principal inimigo e, a menos que os consigamos contrariar, empenharemo-nos apenas nas situações em que temos um objetivo ditado por alguém.

Uma festa de anos, um casamento de um amigo ou até um evento desportivo, por si só não nos apura o conhecimento nem pode ser considerado como “projeto“. A prática faz de nós melhores. Não precisamos de ler muitos manuais (embora estes sejam importantes), mas de praticar. Passamos a conhecer o nosso equipamento, principalmente no que respeita às suas limitações. Conhecemos também as nossas melhores caraterísticas e praticamos outros pontos de vista. Fotografar só a preto e branco ou só com uma lente de 50mm são alguns exercícios. Contudo, é preciso mais…

Pela internet não faltam listas de temas para fotografar. Há o projeto dos 365 dias, há o das 54 semanas, há o do alfabeto… Podem ainda criar o vosso próprio desafio. Nós por cá deixamo-vos uma dica: “Experimentem fotografar objetos que vos façam lembrar as letras do abcedário..“. Um desafio que, não só pela sua caraterística principal que é por-vos a fotografar, mas obriga-vos a olharem para cada objeto de uma forma diferente. Talvez um outro ângulo vos devolva o resultado desejado.

Não obstante de praticarmos, ao enveredarmos pela participação num projeto fotográfico estamos igualmente a alimentar o portefólio. De forma totalmente “gratuita”, podemos alimentar os nossos perfis de Redes Sociais, mantendo a publicidade aos nossos serviços e, quem sabe, partir para a venda de fotografias em Bancos de Fotografias. Sites como a Shutterstock, Dreamsite ou a GettyImages são exemplos perfeitos de sites onde podem vender os vossos trabalhos. Não tiram rendimento mensal, mas é uma excelente fonte de receita extra.

 

projeto-fotografia

 

Vêm aí as férias de verão. O tempo bom já chegou e a nossa disposição aumenta. Aproveitem e, sempre que tirarem uma fotografia, pensem de que forma esta vos melhora fotograficamente. Inventem um projeto de verão. Pensem em qualquer coisa como “roupa branca“, “janelas“, “puxadores de portas” e tentem, todos os dias, fotografar mais do que um diferente.

 

 


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia