GUIAS RÁPIDOS

Primeiros Clientes. Consegue-os com estes 4 passos


Tempo de Leitura: 3 minutos

Poderíamos tentar viver da fotografia – há quem o faça -, mas é preciso ter quem pague pelo nosso serviço. Conseguir os primeiros clientes é uma tarefa tão ou mais difícil do que manter uma atividade regular na fotografia. Desenganem-se os que pensam que todos os dias são produtivos e que fácil e rapidamente conseguimos mais 20 ou 30 fotografias decentes para o portefólio. Talvez seja apenas eu, mas parece-me que é bem mais complicado do que se pensa…

Porém, como em todos os processo mais complicados, há sempre (alg)uns tópicos que podemos seguir com o intuito de nos facilitarem a vida.

Amigos e conhecidos

A forma mais fácil e rápida de te divulgares é no teu circulo de amizades mais próximo. Estes, por sua vez, dirão a outros que dirão a outros… Com certeza que rapidamente os primeiros clientes começarão a surgir. Caso tenhas relações profissionais anteriores, usa-as. Mostra a tantos quantos conheces que és fotógrafo e que estás disponível para trabalhar. Certamente que sem publicidade jamais chegarás ao conhecimento de quem anda à procura e não há melhor publicidade do que o “passa a palavra”.

Foca-te na tua área

e investe nos conhecimentos certos. Independentemente de serem clientes ou facilitadores (para publicidade) é importante que estejas rodeado por pessoas do meio. Se te voltares para a fotografia de espetáculo, é importante que tenhas acesso às principais publicações. Serão eles os responsáveis por massificar a divulgação do teu trabalho. Por outro lado, e continuando no exemplo dos espetáculos, serão os músicos os teus principais clientes. Caso pretendas abordar várias áreas da fotografia, terás de te mostrar e integrar em tantos grupos quantas as áreas que escolheres. Ganhando a confiança e o reconhecimento de outros fotógrafos, mais fácil será para seres recomendado. Uma vez subcontratado, outra como fotógrafo principal, aos poucos vais mostrando o teu valor e ganhando a tua posição. Lembra-te que o mais difícil é arranjares os primeiros clientes, daí para a frente tudo fica mais fácil.

Usa quem possa precisar da tua ajuda

Parece lógico mas nem sempre é tão direto. Imagina um ator ou uma personalidade importante. Imagina um vendedor da REMAX (passo a publicidade) que usam a imagem pessoal para divulgação. São pessoas cujo cuidado deveria ser muito maior do que realmente é. Quantas fotografias foleiras não vemos por aí? Porque não simulares um interesse num imóvel ou até mesmo uma abordagem direta, para passares o teu cartão de visita? Desde que percebam que precisam de cuidar da imagem e que tu tens uma solução para o problema deles, é uma relação de ganho para ambas as partes. Quem sabe não começa aí e não acabas a fotografar os imóveis que têm para venda?

Sê direto

Toda a gente utiliza o facebook. Todos o usam também para promover o seu negócio… O elemento de surpresa termina quando deixas de usar os métodos tradicionais e mais antiquados. É normal “pensar fora da caixa”, mas atualmente “pensar fora da caixa” é pensar “dentro da caixa”… Pensar fora da caixa significa ser diferente e isso, Hoje, é usar o que já não se usa. Pega no telefone e liga! Telefona a quem possa ter interesse nos teus serviços. Apresenta-te e pede o contacto de email para enviares a apresentação e o portefólio. Se avançares a primeira etapa, passarás a ser mais um, mais um email impessoal e totalmente aleatório que, não tendo sido requerido, cairá na pasta spam. Aborda-os na rua… Apresenta-te e diz que os queres fotografar porque [e apresenta as tuas razões]. Não percas tempo com rodeios… fala, entregas o cartão de visita, solicitas que consulte o portefólio e caso ache interessante que te contacte. Agradeces o tempo dispensado e … bazas!! Parece difícil, mas com a prática vais lá…

Não te inibas… Com o tempo aprenderás a ser mais confiante de ti e do teu trabalho. Por outro lado, se usares todas estas dicas, umas acabarão por compensar as outras e conseguirás os teus primeiros clientes.

 


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