Blog DIY INSPIRAÇÃO

Poupar: A palavra de ordem para este Natal


Tempo de Leitura: 3 minutos

Poupar é o desejo de todos. Ninguém está disposto a pagar mais por um mesmo produto, do que o verdadeiro valor do mesmo. Caso haja possibilidade de pagar menos, tanto melhor… Uma das formas que temos de poupar é fazermos nós próprios!

O conceito não é novo e é adorado no meio da nossa comunidade. Os projetos DIY (Do it Yourself) são sempre bem-vindos. Não só nos dão uma capacidade de abstração e raciocínio na utilização de materiais diversos, como nos permitem poupar na criação de um produto ou acessório necessário.

O fotógrafo precisa de vários elementos para que o seu trabalho seja o melhor. De entre alguns aspetos que são conhecidos como o equipamento, a técnica e o próprio conhecimento, os acessórios ocupam um lugar de destaque. Servem para dar um pouco mais de estilo, mas também para facilitar o acesso e o manuseamento dos diferentes componentes (câmara, lente, bateria, …).

Pode parecer estranho, mas se pensarmos bem talvez faça sentido…

Os acessórios

São elemento fundamental no dia a dia do fotógrafo. De cartões de memória a straps, passando por bolsas para guardar lentes ou até mesmo uma mochila, são os pequenos produtos (não fotográficos) que nos trazem a certeza de que o nosso equipamento está seguro. Poupar não está apenas em comprar de forma inteligente. Poupar está também na certeza de que temos os melhores acessórios e que, direta ou indiretamente, permitem que não gastemos dinheiro desnecessário.

Para muitos, é importante ter mais do que uma câmara disponível. Em casamentos ou eventos sociais, ou até mesmo em espetáculos (concertos) é comum podermos contar com mais do que um conjunto corpo + lente. O tempo que poupamos entre trocar de lentes vs. a possibilidade de perdermos o momento certo, faz dos straps um dos acessórios mais cobiçados.

Os Straps

Há-os em diversos tamanhos, cores e formas. Os próprios materiais de construção podem ser um fator decisivo na altura de escolhermos a melhor opção.  Eu uso regularmente duas câmaras. Tenho um strap que comprei no ebay. É básico e foi barato. Contudo, descobri recentemente um vídeo que nos ensina a … poupar, mantendo o estilo.

Os straps (para duas câmaras) existentes no mercado, feitos de couro, são os mais apetecíveis. São bonitos, fiáveis, resistentes e conferem um estilo superior. Quase como perfeitos cowboys enveredando as suas potentes “armas”, sempre disponíveis a “disparar”.

Os preços varias e nem sempre são convidativos. Com alguma capacidade de improviso e uns quantos (3) cintos…. (sim, cintos; daqueles de não deixar cair as calças…), ainda que sendo necessário comprar alguns componentes, é possível termos a nossa própria criação.

O processo de fabrico

Poupar não é difícil e nem sempre o que vemos é complicado de fazer por nós próprios. Parecendo uma criação mirabulante de um expert na arte do craft, criar um strap duplo é simples. Basta simplesmente ter os materiais necessários.

O vídeo que se segue prendeu a minha atenção por uns bons minutos. Vi-o e revi-o de modo a perceber quais são as ferramentas e os componentes necessários a criar um strap duplo. Porque não quero “remendos” nem “mantas de trapos”, não avanço com a criação. Contudo, assim que tenha oportunidade (e tempo) de conseguir 3 cintos iguais, a minha criação começa..

 

 
 

Ler também


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia