Blog GUIAS RÁPIDOS

Pega no comando e jogar o jogo da fotografia


Tempo de Leitura: 2 minutos

A fotografia é uma paixão. Quando se faz o que se gosta, as horas passam sem darmos por isso. Ainda assim temos consciência de que poderíamos ter poupado algum tempo na edição fotográfica se, em vez de trabalhar, jogássemos o “jogo da fotografia”.

Não, a fotografia não é um jogo… Esta ligação entre estas duas áreas vem da possibilidade de pouparmos algum tempo, através da utilização de um elemento muito utilizado naquela ação de relaxamento – o comando da consola.

Pois bem, grande parte de nós utiliza o mais que famoso Adobe Photoshop Lightroom para a edição das fotografias. É um programa simples de usar e com potencialidade acima das imaginadas. Tem uma série de controlos que, à medida que vamos experimentando, impõem à fotografia um aspeto bem profissional.

Cada fotografia pode “levar” com uma série de ajustes provenientes de imagens anteriores. Para isso copiam-se e colam-se configurações, permitindo quase que uma automatização a cada fotografia. É uma forma simples de poupar algum tempo.

Existem alguns comandos (atalhos de teclado) que podem e devem ser usados para melhorar o workflow e assim reduzir ainda mais o tempo de edição. Rapidamente se percebe a capacidade e a facilidade de utilização deste potentíssimo programa de edição. Mas há ainda um passo que podemos dar em prol não só da eficácia, como do próprio divertimento.

São vários (muitos) os editores que recorrem aos comandos para automatizar e simplificar o processo de edição. Considerando que grande parte de nós tem em casa (para nós ou para os nossos filhos) uma consola de jogos, não será difícil experimentar a solução que a seguir se apresenta. São vários os vídeos existentes no youtube, que nos ensinam a usar um comando para a edição fotográfica. Este é simples e acessível; dá para fazer uma breve introdução ao tema que certamente fará parte do vosso quotidiano.


Pessoalmente não uso este processo, mas confesso que a curiosidade me fará experimentar e, quem sabe, adoptar mais este gadget no tratamento fotográfico.

 

Ler também


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário