Blog GUIAS RÁPIDOS

Os melhores acessórios para smartphotography

smartphoto-acessorios

Tempo de Leitura: 3 minutos

O verão já lá vai, mas nem por isso devemos descurar as capacidades fotográficas do smartphone. São várias as opções de acessórios que devemos considerar.

Independentemente da razão e da situação, somos defensores da utilização do smartphone para a captura de fotografias. São vários os artigos que temos vindo a escrever para reforçar essa nossa convicção. Contudo, e como acontece nas câmaras (ditas) tradicionais, há uma panóplia de acessórios que podemos comprar e usar para melhorar a captura e o resultado final.

Lentes externas

Muitos dirão que a utilização do smartphone tem como principal contra a qualidade da câmara do equipamento. Pois bem, como é sabido, há várias soluções no mercado que os dotam de melhor qualidade na captura. São objetivas que se ligam por via de wifi e que aproximam o smartphone a uma realidade bastante diferente. São caras, gozam da caraterística de “trambolho” (significando aquilo que incomoda – definição do dicionário online Priberam) pelo peso e pela falta de ergonomia no transporte.

Por outro lado facilitam-nos a sessão fotográfica por nos capacitarem de opções extra que podemos utilizar. Funções como aumento da qualidade da imagem (final), zoom e maior profundidade de campo, são agora possíveis.

Mini tripé

Considerando que a estabilidade é uma obrigação, ainda que em alguns casos venha a ser difícil de obter, o recurso a um tripé deverá ser ponderado. Como o que pretendemos é uma maior liberdade de movimentos (e de peso), aconselhamos a optarem por um tripémini. Há-os de vários tamanhos e feitios. As marcas variam, mas como o smartphone é leve, não deverá ser fácil encontrar um (mesmo no ebay) que sirva as nossas necessidades.

O smartphone não é fundamentalmente um equipamento fotográfico, embora cumpra com o seu dever nesta área. Assim, (que me recorde) não têm encaixe para “atarrachar” no tripé. Na escolha dos acessórios de estabilização, considerem um que faculte o sistema de suporte. Por outro lado, caso tenham um selfie stick, a “mola” que prende o smartphone na ponta da vara extensível, costuma ser amovível e, por conseguinte, reutilizável noutras situações. O tripé é uma delas….

Impressora instantânea

Não é fundamental, mas é sem dúvida uma mais valia. Caso tenhamos a possibilidade de levar uma mochila ou um saco de transporte onde o peso não seja problema, façam-se acompanhar de uma impressora de fotografias portátil. São várias as opções (estamos em negociação com as marcas no sentido de podermos ter uma review a algumas soluções do mercado) e permitem que tenhamos uma prova física do momento. Nada melhor que ter uma  fotografia real (em papel), para aguçar a satisfação.

Disparador

Têm um smartphone, têm um tripé, têm um momento inesquecível. Mas então como fazer parte da fotografia? Os disparadores para smartphone custam menos de 5€ e podem ser comprados até no eBay. Ligam-se por bluetooth e, com um simples clique de botão, podem estar do outro lado da “câmara”.

Luz artificial

Sabemos que o grande problema na fotografia por smartphone é a captura em condições de luz fraca. Assim, procuremos então alternativas que nos sejam viáveis. A Photojojo tem um kit de luz que se liga ao jack de audio e permite iluminar o objeto (ou pessoa). Pela fraca qualidade e pela adaptação a um simples smartphone, a luz não permite fotografar objetos a grades distâncias. Ainda assim, para uma fotografia de grupo ou simplesmente como “luz de preenchimento” é uma solução a considerar.

Powerbank

Com tanta brincadeira, o mais provável será ficar sem bateria. Este acessório já está enraizado na nossa “cultura” pelo que dispensa apresentações. Escolham o tamanho, a capacidade e saberão com certeza qual a melhor opção de compra.

 

Uma sessão fotográfica através de de smartphone não exige a utilização destes acessórios todos. O artigo apresenta alguns dos melhores acessórios que podem ser usados, não inviabilizando a prática fotográfica sem a sua existência.


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia