Blog OPINIÃO

Os drones são fantásticos para fotografia. Não compres um…


Tempo de Leitura: 2 minutos

A tecnologia brinda-nos com produtos maravilhosos e os drones são um excelente exemplo disso. Tirar fotografias do ar, sem ter  necessidade de estar dentro de uma aeronave é algo fantástico, mas…

Os drones são um brinquedo que não estão ao alcance de todos. São caros, frágeis e requerem cuidados que nem todos temos ou, pelo menos, facilmente são esquecidos. São uma “arma” quando não utilizados em consciência e tudo o que menos queremos é responsabilidade por atos impensados.

Ter e pilotar um drone não é para qualquer um. Como referi, é um brinquedo caro. Os bons custam quase tanto (ou mais) como que uma câmara fotográfica nova, os mais fracos vão deixar-te desiludido pois estás habituado a uma qualidade de imagem que não vais conseguir obter com aquele equipamento. Já para não falar no prejuízo quando perdemos o controlo… sim, porque os fóruns dedicados ao tema estão cheios de tópicos com relatórios de mau funcionamento e “falhas temporárias”. É normal, é um equipamento eletrónico. Se algo falha, podes ter uma desilusão.

 

 

Outras vezes esquecemo-nos do perigo que estamos a provocar ao sobrevoar áreas interditas, como perto de aeroportos, ou zonas protegidas. Já há países onde é preciso ter uma licença específica bem como um seguro para o drone. Cá em Portugal, estão em fase de “estudo”, mas tudo leva a crer que possamos seguir os mesmo passos. E o Regime Geral de Proteção de Dados? E se tiram uma fotografia e a publicam sem autorização? Podem incorrer em problemas judiciais, bem como em multas pesadas…

É preciso ter algum cuidado com as questões paralelas à execução da fotografia aérea, bem como operar um objeto voador. Nem todos os brinquedos são tão inocentes como inicialmente podem parecer.

Talvez, num futuro próximo, todas estas questões possam estar um pouco mais regulamentadas e os sistemas de segurança dos drones possam estar mais eficazes. Até lá, o melhor é guardar o valor do dito brinquedo e investires em formação ou em equipamento melhor. Não é a câmara (nem as lentes) que fazem a fotografia, mas que ajudam, ai isso ajudam…

 

Ler também


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário