Blog OPINIÃO SMARTPHOTO

O futuro da fotografia móvel


Tempo de Leitura: 2 minutos

Fotografar requer equipamento. Equipamento que muitas vezes é caro e frágil. Como fazer face às necessidades quando pretendemos movimentar-nos de um lugar par o outro? O fotógrafo deve ser móvel, e nunca um elemento estático…

Fotografar requer imaginação. É preciso variar posições, os ângulos e as configurações da câmara, mas também é importante combater a monotonia, tornando-te móvel. A mobilidade  em termos de locais, requer movimento, transporte de material e, em muitos casos, um exercício extra.

O fotógrafo deve ser prático e manter-se confortável. Ter uns quantos Kgs ao pescoço pode revelar-se num problema à medida que as horas vão avançando. O corpo pesa e o cansaço vai-se acumulando, revelando-se inimigo durante a sessão fotográfica. Ter alguém só para carregar o material, parece ser uma despesa extra que muitos não querem comportar. Então resta-nos rendermo-nos à tecnologia móvel.

São cada vez mais os profissionais que assumiram o smartphone como uma ferramenta de trabalho. Agendas à parte, a importância da fotografia num telemóvel está a ser um dos fatores principais quando escolhemos um novo “companheiro tecnológico“.

Há quem fotografe casamentos com smartphone, há quem faça sessões fotográficas com aquele aparelho. Certo é que perdemos um pouco do estilo de fotógrafo, mas podemos ganhar no resultado final.

A discussão permanece acesa e se há uma corrente que diz que o smartphone é hoje um equipamento válido para trabalho fotográfico, outros são apologistas que esta realidade está para breve. O nosso querido Fernando Bagnola faz referencia a esta utilização móvel num dos seus vídeos,

 

O próprio Manny Ortiz

 

ou até mesmo o Peter McKinnon

 

O certo é que o smartphone veio para ficar e revolucionar o conceito da fotografia. Contra tudo e contra todos, existe uma nova ferramenta passível de ser considerada “arma de trabalho”.

 

Ler também


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia