Blog OPINIÃO

Nada é importante para uma boa fotografia


Tempo de Leitura: 3 minutos

Importante! O que é importante na captação de uma boa fotografia? Gastam-se litros de tinta a escrever e a definir padrões que de nada servem…

Académicos ou profissionais, amadores ou avançados, todos têm uma definição bem vincada do que é realmente importante para captar uma boa fotografia. Não estamos a falar das fotografias que estão tecnicamente dentro dos parâmetros. Não estamos a falar daquelas que desafiam as regras e, ainda assim, ficam bem. Não! Estamos a falar de fotografias impensáveis, que revelam um dom especial no fotógrafo. Mas o que é que importa na altura de fotografar? Conhecer o local? Ter as melhores condições de luz? Ter bom material?

Fotografar com smartphone não é problema. Ter o melhor equipamento também não está no topo da nossa lista. Quando se é bom, não importa se estamos com boa luz ou má luz, importa a nossa capacidade de adaptação. Tem-nos passado pela redação alguns artigos que falam sobre boas fotografias em locais “feios”. O penúltimo é sobre uma fotógrafa que fez uma sessão fotográfica numa loja de artigos de casa e decoração. Chama-se Jenna Martin e exige que se perceba que não é o local que faz uma boa fotografia. Num artigo escrito e publicado no seu blog explica como se podem fazer “imagens bonitas em locais feios”.

 

Fotografia de Jenna Martim. Captada em frente à secção de tintas!

 

Mas foi com uma fotografia de um outro fotógrafo, este brasileiro, que nos deparamos com a importância deste tópico. Chama-se Gilmar Silva e, para além das fotografias, apresenta o local onde cada uma foi captada. No seu instagram é fácil perceber que este profissional tem algo que não se ensina. É um dom, uma vantagem perante os demais. A forma como aproveita cada pedaço de terra, cada ângulo e nos revela a sua forma de trabalhar, leva-nos a dizer que “fotografar é fácil. Difícil é tirar partido das situações.”.

Algumas imagens retiradas do instagram  de Gilmar Silva 

 

 

E então? Ainda têm a mesma opinião? O que para vós é mais importante na fotografia?


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário