Blog OPINIÃO

Mochila ou Messenger bag? Parece indiferente, mas não é…


Tempo de Leitura: 2 minutos

Escolher entre uma mochila ou um messenger bag parece uma decisão meramente estética e prática, mas é muito mais do que isso… Qual escolher?

Escolher entre usar uma mochila ou um messenger bag é uma decisão pessoal. Escolhem-se pela estética, pelo material, ou simplesmente pelo preço. As marcas tendem a disponibilizar ambas soluções para cobrir um maior número de (potenciais) clientes.

Fidelizam-nos por um qualquer pormenor que corresponde a uma necessidade especifica, mas quem as compra – nós, os fotógrafos – não faz uma análise eficaz. Escolhemos pelo tamanho e pela capacidade. Se dá para levar o equipamento todo ou se é para uma utilização mais diária. Nós próprios já apresentamos uma solução DIY para a criação de uma pasta para o dia a dia. Acontece que as coisas não são assim tão simples.

Com o correr dos tempos, deparamo-nos com problemas relacionados com a postura. Culpamos o colchão da cama, a cadeira do escritório e a posição da TV na sala. Arranjamos alternativas, ou soluções, para todas elas. Contabilizem o tempo que passam com o material fotográfico às costas. Melhor?! Reparem se não andam a forçar mais um lado do que o outro.

É mais prático ter um messenger bag. É mais fácil aceder ao equipamento sem ter de o tirar do ombro. Por outro lado, a mochila é mais cómoda, dá outro conforto. Contra mim falo, sou amante dos messenger bags, mas a realidade é que são eles que me estão a causar transtornos musculares. O corpo queixa-se do exagero, queixa-se da falta de compensação. Dói-me sempre do lado direito e nunca do esquerdo…

Será mais importante termos fácil acesso ao material, escolhermos o que nos querem impingir ou termos um saco igual ao do nosso amigo? Será mais importante “pavonear” a marca X ou Y enquanto, carregados, vamos prejudicando a nossa postura e a saúde? Pois bem, não vamos aqui referir marcas nem modelos porque ninguém nos paga para isso. Temos sim é a obrigação (nem que seja moral) de vos alertar para pequenos cuidados que podem fazer toda a diferença.

Esqueçam tudo o que usam para transportar o material fotográfico. Ou é um trolley ou uma mochila. Tudo o resto, por muito bons que sejam, não dão equilíbrio ao corpo. Isso, ao final de uns anos, revela-se prejudicial (a menos que andem tantas vezes com o equipamento apoiado no ombro esquerdo como no direito, o que duvido!).


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia