INSPIRAÇÃO OPINIÃO

Minúsculo: o tamanho do “escritório” que precisamos


Tempo de Leitura: 3 minutos

Pensamos muitas vezes que a quantidade e variedade de equipamentos farão de nós melhores fotógrafos. Ou porque não temos uma telezoom, ou porque nos falta uma wide angle, … as desculpas amontoam-se para dar solidez à nossa falta de versatilidade, quando o que realmente precisamos é … minúsculo.

Este artigo não serve para todos, mas também não é para ninguém! Considerando que podemos preparar as nossas sessões de acordo com o objetivo a que se propõem, muitas delas podem realmente ser reduzidas a um mínimo quase insignificante de equipamentos.

Ao ver um vídeo no youtube de um fotógrafo dinamarquês apercebi-me o quão agarrados estamos ao “volume” e à “quantidade”. Ele escolheu uma configuração, baseada no “minúsculo”, para o acompanhar na grande maioria das suas saídas fotográficas. E porque um fotógrafo está sempre pronto a disparar, nem sempre os melhores registos são os que efetuamos em sessões programadas. Assim, ele justifica a sua escolha de uma forma simples e clara… Desafiando os limites do próprio equipamento (e os seus), adapta(-se) às situações para evitar andar carregado com pesos que, na sua opinião, são dispensáveis.

photo-bag-equipment

Configuração típica de um saco de fotógrafo

Longo vai o tempo em que contactei algumas marcas de sacos de transporte para equipamento fotográfico, na perspetiva de escrever um artigo acerca de uma configuração fotográfica que nos sirva para o dia-a-dia. Sem nunca (ainda) ter conseguido obter o tão desejado equipamento, esta nova fonte de inspiração vem-me criar uma nova necessidade. Deixei de querer escrever esse (tal) artigo para, em vez disso, testar uma configuração semelhante.

Deixando o suspense de lado, passo a enunciar o equipamento que Jen Lennartsson traz consigo diariamente:

A câmara

Como referi anteriormente este escritório, para além de minúsculo, é totalmente portátil. A câmara traz consigo a fama da grande marca que é a FUJIFILM. Associando a este modelo uma lente de igual qualidade (preferencialmente fixa), não me parece que a regular publicação de trabalhos, maioritariamente, online fiquem prejudicados; antes pelo contrário, estou certo de que oferecem uma qualidade bastante superior à mínima exigida.

FUJIFILM XT100

FUJIFILM XT100

Bloco de notas

Não obstante de estarmos cada vez mais rodeados por tecnologia, nunca devemos dispensar o velho bloco de notas e uma caneta. Vezes há que o rabisco tem um outro impacto e uma capacidade explicativa bastante superior às novas tecnologias.

Leuchturm 1917 Softcover Pocket Blank

Leuchturm 1917 Softcover Pocket Blank

E-Reader

Além de o capacitar a leitura de alguns documentos em formato digital, possibilita o trabalho em páginas web, principal suporte de divulgação dos seus trabalhos fotográficos. Por outro lado, com a necessidade de atualização de blogs e redes sociais, este pode ser o dispositivo ideal, até pelo tamanho do ecrã, em detrimento de um smartphone.

Amazon Kindle Paperwhite 2

Amazon Kindle Paperwhite 2

Teclado

Uma ferramenta fundamental para quem escreve. Tudo é exequível e passível de realização, mas sem um teclado, raras são as alturas em que não dizemos mal da nossa vida. Eu, por exemplo, tenho um trabalho que pode ser feito em casa, na cama, no tablet… não fosse a chatice e a falta de precisão na escrita! Realmente um teclado faz muita falta, então se for um com uma configuração portátil, como este…

Flyshark Foldable Bluetooth keyboard

Flyshark Foldable Bluetooth keyboard

Powerbank

A portabilidade tem de estar associada a este escritório minúsculo, concedendo-lhe autonomia para trabalhar. No café, no carro, na praia, no campo… qualquer lugar é um bom local para trabalhar. Haja bateria nos dispositivos móveis. Assim, nunca estamos de férias, mas nunca estamos verdadeiramente agarrados a um escritório físico. Podemos acompanhar a nossa cara metade nas compras que, enquanto ganhamos dinheiro, ela trata de o gastar…

EC Technology 22400mAh 3 USB

EC Technology 22400mAh 3 USB

Smartphone

São opiniões muito pessoais! Qualquer elemento referido anteriormente poderia ser facilmente substituído por outro mais “a gosto”. Relativamente ao smartphone, não me vou desenvolver, pois dispensa anúncios. É essencialmente um dispositivo que serve para tratar imagens (com programas tipo Lightroom ou Snapseed), publicá-las online em blogs ou redes sociais e que, como faz questão de referir, às vezes também serve para fazer chamadas.

iPhone 6 64GB

iPhone 6 64GB

 

Pessoalmente confesso que penso que conseguiria debater esta configuração com uma mais barata, aliando a leveza do conjunto à leveza da conta que teria de pagar, mas já são outros “quinhentos”.

Deixo-vos então com o testemunho do próprio Jen Lennartsson, testemunho esse que me fez repensar o quão minúsculo pode – pode não; DEVE – ser um escritório de um fotógrafo normal.

Convém terminar o artigo a ressalvar o facto de ter consciência de que há casos (e até são muitos) onde uma configuração deste tipo não pode ser considerada, …. mas para todas as outras…

Gostaria apenas de saber se conseguiriam, ou estariam disponíveis para testar, trabalhar com uma configuração semelhante por, …. sei lá, um mês?! O que vos parece? Podermos contrariar as fortunas gastas em equipamentos caríssimos, usando em muitos dos casos o aluguer de material, para eventos pontuais?

Tenham uma excelente semana de trabalho.


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia