REVIEWS SMARTPHOTO

Microscópio de bolso – Conheça a Blips


Tempo de Leitura: 3 minutos

Já lá vai algum tempo desde que escrevi acerca da fotografia por telemóvel. Numa altura em que parece que as modas voltaram a virar, falando-se do regresso dos dumbphones, a indústria de smartphones tem de apresentar soluções que contrariem a tendência do abandono. Como para nós só nos interessa a vertente fotográfica dos equipamentos, a perda é brutal e facilmente explicada, levando a uma verdadeira luta de vontades contrárias. Se por um lado perdemos todas as capacidades de “substituir” as câmaras fotográficas, continuamos presos a um fonte de informação responsável pelo individualismo e pela cultura de redes (pouco, ou nada) sociais. A forma mais fácil para nos prenderem ao smartphones é através da criação de add-ons únicos e diferenciados. Já vimos muita coisa, desde capas a objetivas extra; nunca vimos foi … um microscópio!

A Blips aparece no mercado com um conceito diferente. Além de nos apresentar uma (que na realidade são duas) solução, fá-lo de uma forma totalmente inovadora. Já conhecemos os kits de lentes para smartphone que nos possibilitam ter uma solução zoom ou wide angle, mas nunca ouvimos falar da possibilidade de termos um microscópio no bolso.

Típico Kit de lentes para smartphone

Típico Kit de lentes para smartphone

A Blips traz-nos então uma solução diferente. Prática para trabalho de campo, mas excelente para umas brincadeiras com amigos. Com a possibilidade de nos aproximarmos à fotografia Macro através do telemóvel, conhecemos uma nova era de smartphotography.

A Blips apresenta um par de lentes, uma Macro e uma Micro, para captarmos fotografias microscópicas de objetos em movimento e estáticos respetivamente. São duas “películas” que se colam junto à lente do smartphone e que nos permitem admirar a maravilha do “gigante”.

As películas são reutilizáveis e totalmente transportáveis. Contrariamente à configuração das suas concorrentes (se é que podem ser consideradas concorrentes) as Blips cabem num envelope/cartão do tamanho de um cartão de crédito. Assim, para além da sua exemplar funcionalidade, a falta de portabilidade não pode ser desculpa para o esquecimento.

Kit básico Blips

Kit básico Blips

Existe ainda uma versão mais “profissional”, se assim pudermos dizer, que tem toda uma panóplia de acessórios mais específicos para análise de outro tipo de objetos. Lâminas, suportes e um foco de luz, são algumas opções que nos permitem ter um laboratório portátil em qualquer lado, a qualquer altura.

Kit avançado Blips

Kit avançado Blips

Fiquem com o vídeo publicitário que esta empresa italiana está a distribuir no Kickstarter.

Para informar que, pouco tempo depois de ter iniciado a sua campanha de angariação de fundos, a Blips é já um dos projetos mais financiados no Kickstarter.

Nós por cá vamos fazer tudo para ter um exemplar desta pequena grande maravilha e, com isso, brincar ao CSI com este microscópio digno de um James Bond.

Para mais informações consultem a página do projeto em Kickstarter… Já sabem que somos fãs deste tipo de gadgets!

 


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia