Blog DIY

Medidas exatas para fotografias perfeitas


Tempo de Leitura: 2 minutos

Trabalhar na fotografia exigem muito mais do que simples conhecimento da arte. Certos clientes requerem medidas exatas para as publicações.

Cada fotógrafo anseia ver o seu trabalho publicado. Seja por concurso ou passatempo, seja por publicação contratada. Esta última, melhor para quem fotografa porque implica recebimento pelo trabalho, por vezes implica medidas exatas. Cada publicação goza de paginação própria, mexendo muitas vezes com o próprio tamanho final da fotografia.

Nesse sentido, e porque somente no computador conseguimos ver o aspeto final, disponibilizamo-vos um guia DIY para que, rapidamente, ainda na máquina fotográfica, o consigam pre-visualizar. Este “truque” apresentado por Anna McGunn requer preparação prévia. Contudo, possibilita-nos perceber se teremos de refazer a fotografia ou se se adapta às medidas exigidas pela publicação.

O processo é simples, na realidade, mas requer alguma destreza matemática… O processo inicia-se com a medição da área útil do visor da nossa câmara fotográfica. Como sabem, nem toda a área é utilizada, ou preenchida, com o registo fotográfico. Assim, para maior facilidade, fotografem uma área branca (pode ser uma folha ou uma parede).

 

medidas-visor

Medir o visor: Imagem de Anne McGunn

 

Utilizem uma régua para medirem a área “visível”. Apontem essas medidas. Depois só têm de (através da magia da matemática) adaptar proporcionalmente as medidas solicitadas. Recortem uma cartolina branca com as mesmas medidas de modo a que fique um “buraco” no meio, do tamanho desejado. Por último, apenas temos de colocar o nosso molde por cima do visor sempre que tirarmos uma fotografia. Assim, rapidamente, conseguimos ter a perceção do resultado final.

 

medidas-molde

Molde recortado com medidas necessárias: Imagem de Anne McGunn

 

Em seguida só temos de repetir o registo, caso venhamos a considerar que o resultado não se coaduna com o nosso desejo. O processo é fácil (como disse), embora um pouco trabalhoso na sua preparação. Com este esquema, poderão facilmente extrapolar para outras soluções como Facebook, Instagram, Sites, etc. Basta terem as medidas necessárias. Rapidamente terão uma base de moldes utilizável em várias situações.

Vejam o vídeo original com todo o processo explicativo (bastante mais exaustivo):



Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário