GUIAS RÁPIDOS

Macro com lente invertida


Tempo de Leitura: 2 minutos

A fotografia Macro é um dos campos mais admirados e cujo domínio requer um investimento avultado em lentes e flashes específicos. Para nós, iniciantes e/ou amadores, ter a possibilidade de fotografar insetos e plantas mostrando todos os detalhes até ao mais ínfimo pormenor é algo que defendemos como “objetivo”.

As técnicas envolvidas, aliadas ao custo de equipamento apropriado faz com que passemos a delegá-la para segundo plano. Contudo, é possível aproximar-nos desta técnica sem ser necessário proceder a qualquer gasto adicional. Obviamente que quanto melhor for o equipamento, melhores resultados podemos tirar, mas ainda assim a “boa e velha” 50mm é uma opção de destaque.

O método é simples… basta tirar a objetiva do corpo da máquina, virá-la ao contrário e aproximar os dois elementos, ou seja, encostar a objetiva ao encaixe do corpo, mas com a objetiva ao contrário conforme ilustra a seguinte imagem:

NIK05.zone_5.step5 e380edfca0954147aa53b38be39f4bca

Com um pouco de prática o processo torna-se simples. Para facilitar existem uns “anéis” que são desenvolvidos para prender a objetiva invertida ao corpo da máquina. De um lado, os encaixes são iguais a um qualquer filtro que vai encaixar na objetiva, do outro lado são iguais aos encaixes normais de uma qualquer objetiva, de modo a encaixar no corpo da máquina.

reversedlens2

Aproveitem esta dica e façam uma breve iniciação à fotografia Macro. Há mais soluções (igualmente intermédias, mas mais avançadas) que permitem evoluir um pouco mais, mas para inicial na fotografia Macro fica o essencial.


Artigos que podem interessar

1 Comentário

Deixe um Comentário

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia