Blog GUIAS RÁPIDOS

Que local era aquele onde quero fotografar?

Os cenários para fotografia são fáceis de encontrar. O mais difícil, por vezes, é lembrarmo-nos daquele local específico de que tanto gostamos.

Há várias formas de marcarmos um local perfeito para uma sessão fotográfica. Independentemente do tipo de fotografia que pretendemos fazer, há sempre um cenário que cabe perfeitamente no conceito, no ambiente a reproduzir.

Há quem utilize uma série de truques e utilitários para se lembrar por onde andou e há quem recorra à tecnologia. Aqui pela Foto Guru gostamos de dar especial importância ao smartphone. Desta vez, a sua utilidade é outra. Pese embora o vamos utilizar para fotografar, o intuito não é fazer fotografia.

Digamos que vamos a pass(e)ar com a família e vemos um local que gostávamos de fotografar. Aqui há várias formas de o marcarmos, como já vimos anteriormente. A utilização do smartphone pode ser bastante útil por nos permitir captar uma imagem para memória futura. Contudo, é igualmente normal não nos lembrarmos de onde a fotografia foi tirada. Ou porque passou muito tempo, ou porque são várias as fotografias, ou até mesmo porque foi ficando para trás no “rolo” do smartphone…

Fotografar-Local-Desejo

Quanto à última opção, nada podemos fazer senão orientar-vos para uma cultura de organização. Podem, após tirar a fotografia, fazer upload para um local na Cloud (Google Drive, Mega, Dropbox, MEO Cloud ou outro do género), numa pasta intitulada “Locais a fotografar”, por exemplo. Depois só têm de criar o hábito de a consultar… Nem que para isso criem lembretes na agenda.

Mas adiante… Não é com a fotografia que enviaram para a Cloud que vão reconhecer o local onde foi tirada. Por outro lado, podem sempre percorrer a galeria do smartphone até a encontrarem. Assim que descobrirem a fotografia, abram-na e escolham a opção “Detalhes”. Independentemente do sistema operativo e da versão do mesmo que estejam a usar (Android ou iOS), haverá a possibilidade de obterem a localização. Uns abrirão o Google Maps, outros provavelmente darão outra informação. Ainda assim, o importante é que basta ligar o GPS e os dados móveis. Rapidamente, temos as direções para o referido local.

GPS-direcções-local

O único senão é a obrigatoriedade de ativar a opção de “Gravar Localização” nas opções da câmara do smartphone. Mas é uma configuração que se ativa uma única vez e fica para sempre.

Partilhem connosco quais as formas que usam para gravar um local onde desejam, mais tarde, fotografar…

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário